Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Entretenimento

Paulo Vilhena diz que já se sente transformado pela paternidade e explica conexão espiritual com filha

Paulo Vilhena diz que já se sente transformado pela paternidade e explica conexão espiritual com filha

(Imagem: Reprodução/Instagram)

Paulo Vilhena está realizando um sonho antigo ao lado de sua noiva, Maria Luiza Silveira, de 27 anos: o de ter um filho. Aos 44 anos, o ator tem curtido cada etapa da gestação do bebê, uma menina que se chamará Manoela.

"A gente celebra todo dia. Era um sonho meu antigo, mas teve uma época na minha vida que entendi que não cabia só a mim, que não adiantava ser um desejo só meu. A realização deste sonho se tornou possível após o encontro com a Maria Luiza. A gente se entendeu neste momento. Era algo que os dois queriam e que Deus permitiu. Nunca esteve nas minhas mãos, sempre foi um plano divino. Acredito que aconteceu na hora devida", analisa.

Paulo Vilhena e Maria Luiza esperam primeira filha — Foto: Reprodução/Instagram

Paulo Vilhena e Maria Luiza esperam primeira filha — Foto: Reprodução/Instagram

Os dois, que se conheceram em 2019, nem imaginavam que quando ficaram noivos, em novembro de 2022, já estavam grávidos. Paulinho conta que só foi receber a notícia por telefone, quando estava na Holanda a trabalho.

"A gente passou mais 15 dias na Holanda juntos. Ela voltou e eu fiquei lá porque tinha um trabalho para fazer. Alguns dias depois, ela sentiu o atraso (menstrual), fez os exames e deu positivo. Ela me ligou e eu estava no meio de uma reunião de trabalho. Eu não atendia e ela mandou uma mensagem 'urgente' em caixa alta. Atendi a ligação e ela me contou por telefone. Teve um semi desmaio do meu lado no meio de um restaurante. Foi muito especial. A gente ficou uma hora no telefone", relembra.

Maria Luiza e Paulo Vilhena — Foto: Reprodução/Instagram

Maria Luiza e Paulo Vilhena — Foto: Reprodução/Instagram

Estar fisicamente distante de Maria Luiza e do bebê fez com que ele buscasse uma forma de se conectar com elas. O ator conta que fez uma oração por esta nova vida e fez o que chama de uma "viagem espiritual" para abraçar sua companheira e a barriga.

"Essa distância foi muito impactante. Eu me lembro que naquele mesmo momento comecei a criar uma conexão espiritual com a minha filha. Entrei em um fluxo de oração e fiz uma viagem espiritual do lugar onde eu estava, em Amsterdã, até encontrar com a Luiza e a Manoela, que a gente ainda não sabia que era uma menina. Mentalmente e na oração fui perto delas para dar o abraço que queria", diz.

Paulo Vilhena — Foto: Reprodução do Instagram

Paulo Vilhena — Foto: Reprodução do Instagram

Atualmente, além de ajudar sua noiva a ter uma gestação mais tranquila e nos preparativos para a chegada da menina, Paulinho prepara o espetáculo Tô Grávido. Ele deseja levar diversão e reflexão sobre a paternidade.

"Ainda estamos em processo de escrever. É uma vontade de falar do homem nesta situação. A figura protagonista é a da mãe e é óbvio que seja assim, mas tem algo de relevante na paternidade, que acho que a sociedade está a fim de ouvir. Além de divertido, esse texto pode ser um toque para os homens. Tem esse viés de participar e não só ficar ao lado", explica.

Paulinho Vilhena — Foto: Reprodução / Instagram

Paulinho Vilhena — Foto: Reprodução / Instagram

A mulher é muito cobrada para ser mãe. Você está realizando o desejo de ser pai após os 40. Se sentiu cobrado também? Não me senti pressionado em momento algum, a não ser pela minha pressão interna. De fora, da sociedade, dos amigos e da família, nunca senti. Talvez não tenha dado importância também. Alguém sempre fala ao sobre filho, mas isso nunca me afetou. Entendi que se tivesse que acontecer, iria acontecer no tempo de Deus e aconteceu. Só agradeço e curto muito esse momento.

Paulo Vilhena e Maria Luiza Silveira — Foto: Reprodução Instagram

Paulo Vilhena e Maria Luiza Silveira — Foto: Reprodução Instagram

Foi uma gravide planejada ou um susto bom? Ela foi planejada e aconteceu em um prazo curto. Ela parou de tomar pílula uns dois meses antes de engravidar. Então foi rápido. Sei que quando a pílula é usada por muito tempo, como o caso da Maria Luiza, demora para sair do organismo. Então, foi um processo rápido. Acabou sendo um plano bem-sucedido.

Sentiu um impacto no relacionamento a dois? O nosso relacionamento a dois foi impactado de forma muito positiva. A gente se diverte, amadurece, cresce e troca ideias... Tem coisas que na época de namorados a gente não chegava a trocar nesta profundidade. Gerar um filho faz a gente melhorar como seres humanos. Mudamos para melhor.

Paulo Vilhena e Maria Luiza — Foto: Reprodução do Instagram

Paulo Vilhena e Maria Luiza — Foto: Reprodução do Instagram

A mãe tem as mudanças físicas, hormonais, que a transformam já na gestação. O pai não tem isso, mas já se sente transformado? Sinto que já fui transformado. Muda as prioridades e responsabilidades. O pensamento que era individual, se voltar para a família.. Hoje entendo cada vez mais os meus pais, as preocupações, tudo o que eles fizeram por mim. A maturidade dos 44 anos também dá uma percepção maior sobre tudo.

Dá para entender melhor as decisões, preocupações e broncas dos pais? Eu sempre concordei com o amor, cuidado, afeto, broncas, proteção e conselhos que recebi dos meus pais. Sempre admirei muito os meus pais. Tenho absoluta noção do que eles representam na formação do meu caráter e da pessoa que sou hoje.

Como tem ajudado nos enjoos e na realização dos desejos de grávida da Maria Luiza? Fico o mais próximo e presente possível. Os enjoos ficaram mais presentes até o final do terceiro mês e depois foram aliviando. Em relação ao desejo, teve um engraçado. A gente usa um app que dá várias informações semanais sobre a gestação. Ele sempre relaciona o tamanho do feto a uma fruta ou verdura. A gente estava em Noronha e o app relacionou aquela semana de gestação com um figo. A Luiza acho que nunca tinha visto um figo e queria saber como era. Achar um figo em Noronha foi bem difícil. Ficamos umas três horas correndo atrás. Um grande amigo que mora lá, o Pedrinho, me levou a um supermercado às onze da noite. Ele abriu o local e a gente conseguiu um figo em caldas. Foi realizado então um desejo de um figo em Noronha (risos).

Paulo Vilhena e a mãe, Lena Vilhena — Foto: Reprodução/Instagram

Paulo Vilhena e a mãe, Lena Vilhena — Foto: Reprodução/Instagram

Quando soube que seria pai de uma menina, bateu uma preocupação maior em educá-la para enfrentar essa sociedade ainda tão machista? Acho que estou me preocupando com tudo. Mas nesta questão, acho que a minha figura vai ser muito importante para esse entendimento dela. Tenho mãe, irmã e sempre tive muito respeito pelo feminino e pela mulher. Acho que isso vou transmitir para a Manoela, cuidando muito das mulheres que me cercam. Dou o exemplo maior como homem de que homens ela deve se relacionar e respeitar.

Você disse anteriormente que além da paternidade, você se inspirou na sua mãe, Lena Vilhena, para escrever esse espetáculo Tô Grávido. É também uma homenagem a ela? Com certeza é uma homenagem ao feminino e à minha mãe. Minha mãe foi a mulher mais importante na minha trajetória até aqui. Agora tenho mais duas, a Maria Luiza e a Manoela. A gente está trabalhando junto no texto. Ela tem me contado bastante histórias sobre as gestações dela. Tem histórias muito emocionantes, que eu vou guardar para o teatro.

Paulo Vilhena — Foto: Reprodução do Instagram

Paulo Vilhena — Foto: Reprodução do Instagram