Destaque como Luigi na novela Terra e Paixão, Rainer Cadete tem explorado sua veia artística na área musical. Ele lançou o disco Leves & Reflexivas, projeto fonográfico com o mineiro Renato Luciano, com oito faixas. Entre as canções, Farinha do mesmo saco junta os artistas com a cantora Vanessa da Mata, convidada da dupla na gravação. A letra questiona diferenças sociais em versos como: “Se todos somos farinha de um saco só / Por que tem gente que se acha melhor? / Filhos de Deus, ateu, ou de uma mãe solteira / Ou de uma lavadeira, acho que é besteira / Essa asneira de se achar melhor”.
"Farinha do Mesmo Saco fala sobre essa ideia de superioridade, de pessoas que se acham merecedoras de ocupar espaços que outras pessoas não merecem. E eu já me senti alvo várias vezes de olhares de pessoas que se consideram mais inteligentes, mais cultas ou de uma condição social melhor", diz.
Rainer Cadete e Renato Luciano questionam hierarquias sociais com Vanessa da Mata na música 'Farinha do Mesmo Saco' — Foto: Rafael Trindade
De acordo com Rainer, que se define como um "cantautor", o meio profissional nem sempre tem clima 100% amistoso. "Até no trabalho, já passei por várias situações de assédio moral de pessoas hierarquicamente acima de mim que impunham suas ideias de maneira vertical e grosseira, não só comigo, mas com meus colegas", afirma Rainer, evitando citar nomes e especificar situações.
Quem: Como você sentiu a receptividade do projeto musical "Leves e Reflexivas"? Foi maior do que imaginava ou já criou na intenção de 'chegar chegando’? Rainer Cadete: Senti uma receptividade muito boa! As pessoas não sabiam que eu cantava, que eu compunha. Colocar em músicas coisas que eu penso e ter um trabalho autoral sempre foi um sonho que eu tive, e meu encontro com Renato Luciano me proporcionou fazer isso e dividir com o mundo. Eu estou bem feliz e acho que esse é o começo de uma longa jornada, quero fazer shows, mais músicas, quero fazer mais álbuns e explorar esse Rainer “cantautor”.
O single Farinha do Mesmo Saco, em parceria com Vanessa da Mata, reflete sobre a ideia de superioridade que algumas pessoas têm em relação às outras. Você já se sentiu alvo de olhares e comportamentos dessas pessoas com mania de superioridade? Farinha do Mesmo Saco fala sobre essa ideia de superioridade, de pessoas que se acham merecedoras de ocupar espaços que outras pessoas não merecem. E eu já me senti alvo várias vezes de olhares de pessoas que se consideram mais inteligentes, mais cultas ou de uma condição social melhor. Até no trabalho, já passei por várias situações de assédio moral de pessoas hierarquicamente acima de mim que impunham suas ideias de maneira vertical e grosseira, não só comigo, mas com meus colegas.
Já se sentiu acanhado em situações assim? Isso me incomoda bastante. Acho que todos nós temos um lugar importante no mundo, todos nós merecemos viver com dignidade e estar aqui. Isso sempre me incomodou. Às vezes, o ataque nem é comigo, é com a pessoa ao lado, mas isso também me incomoda. Essa música fala sobre isso, levanta esse debate de maneira leve e reflexiva.
Capa do single 'Farinha do mesmo saco', da dupla Leves & Reflexivas com Vanessa da Mata — Foto: Rafael Trindade
Quando percebeu seu ponto de virada? Meu ponto de virada é diário. Até hoje, as pessoas tentam nos diminuir, nos colocar em lugares que não nos cabem. É um exercício diário pensar diferente e estar fora de uma caixa que tentam colocar a gente a cada instante. Eu percebo essa virada, a cada decisão de não estar limitado dentro de lugares que as pessoas querem me colocar, de ser além, de ser mais eu, de fazer um mergulho para dentro de mim, de me amar, me aceitar, me acolher e saber que eu também mereço as coisas boas do mundo, acho que todo mundo devia pensar assim, só que o mundo não coopera, então temos que fazer um exercício diário.
Imagino que o convite para a Vanessa da Mata tenha sido motivado por admirar a carreira dela. Como foi trabalhar de perto com alguém que já admirava previamente? A Vanessa da Mata é uma grande cantora, compositora, uma das vozes mais lindas do mundo. A gente convidou ela, mandamos a música, ela adorou o projeto, adorou a mensagem, colocou a voz dela, fez o clipe e eu achei ela super leve e reflexiva, tudo haver com o projeto. Foi a realização de um sonho fazer um feat com essa deusa da música brasileira.
Rainer Cadete e Renato Luciano questionam hierarquias sociais com Vanessa da Mata na música 'Farinha do Mesmo Saco' — Foto: Rafael Trindade