Aguarde. Carregando informações.
Entretenimento

Susana Vieira recebe fãs e famosos ao lançar livro

Susana Vieira recebe fãs e famosos ao lançar livro

(Imagem: Divulgação/Quem)

No auge dos 81 anos, Susana Vieira agora tem um livro de memórias. Senhora do Meu Destino, escrito com Mauro Alencar, e editado pela Globo Livros, chega às livrarias de todo o Brasil. Nesta terça-feira (7) ela fez uma sessão de lançamento e autógrafos a Livraria da Travessa, no Leblon, Zona Sul da cidade.

O livro foi escrito a quatro mãos, capitaneado pelo especialista em teledramaturgia Mauro Alencar. Sem filtro e censura, Susana revisitou sua história desde a infância, além de momentos delicados da vida pessoal, como o câncer que descobriu em 2015, as polêmicas, e relacionamentos não ficaram de fora.

O livro traz, ainda, um caderno de fotos com registros históricos da TV e da carreira de Susana e momentos íntimos. Além disso, conta com muitos depoimentos de colegas de profissão e amigos, como Miguel Falabella, Tony Ramos, Arlete Salles, Silvio de Abreu, Boni e Renata Sorrah.

"O livro terminou em 2022, então não inclui o ano de 2023, que foi difícil, e o ano de 2024. Eu poderia continuar contando coisas, como minha saúde, que está bem. No entanto, não mencionei que estou bem. Me disseram que minha doença é uma leucemia, um câncer. Estou em remissão, mas não sabia o que isso significava. É uma sensação maravilhosa. Eu estou bem de saúde e também na Globo. Tenho um contrato, mas eles não me escalaram. O problema é deles, pois eu sou maravilhosa", brinca.

Ela ainda conta que deixou algumas histórias de fora da publicação, pois julgou que alguns dos assuntos eram desnecessários para entrar na obra. Susana conta que quis criar um livro leve e agradável para seu público e fãs.

"Acho que está agradável até aqui. Coisas da Dina Sfat... Quem de vocês conheceu o Diniz Fat? Bom, eu trabalhei com o Tony Carreira, com a Dulcina de Moraes. Nenhum de vocês conhece essas pessoas. Falo da televisão brasileira. Quem quiser saber mais sobre a história, vai saber por mim. Tenho 53 anos [de carreira]. Trabalhei com os maiores atores da televisão. Trabalhei com o Paulo Autran, trabalhei com o Raul Cortez, já falecido. Trabalhei com o Ítalo Rossi. Trabalhei com o Tony Ramos, José Wilker. Minha história é essa. Não tive nenhum caso com alguém. Se tive um caso, foi com o Rubens de Falco e alguns atores que não posso citar o nome porque eram casados ou comprometidos na época".

"Eu vou te dizer sinceramente por que eu estou bem assim. Eu não faço dieta, mas estou sem vontade de comer. Ando sem apetite, ansiosa e nervosa por várias coisas, principalmente profissionais. Na minha vida pessoal, as coisas estão muito boas, mas estou ansiosa pelo mundo e pelas coisas que acontecem nele. Hoje, tive tanta dor de estômago que fiquei assistindo à tragédia do Rio Grande do Sul o tempo todo. É inacreditável, parece um filme de terror", lamentou.

Durante a entrevista, a atriz ainda detalhou quais são suas preocupações do momento, tudo o que gosta, seus programas prediletos na vida e ressaltou o que não gosta. "Estou sempre ansiosa com o trabalho, preocupada com a possibilidade de demissões na Globo e com o plano de 2023, que parece ser muito pesado para todos nós, atores. Todos saíram para fazer teatro e cinema, mas não tenho muita vontade. Gosto muito de lanches, sanduíches e café com leite. Não bebo refrigerante, detesto bebida alcoólica. Gosto muito de um chopp, especialmente em uma praia calorenta ou em Miami, onde estou com meu filho e minha nora", disse.

Susana Vieira lança biografia com fãs e famosos no Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Quem
Susana Vieira lança biografia com fãs e famosos no Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Quem

"Susana, ao longo de sua história, foi nos mostrando a carga trágica que existe na vida; mas sempre unindo isso a uma visão clara e direta como parte integrante da condição humana. E sempre trouxe a público uma visão popular, uma resposta que desse a volta por cima com aprendizado e reconhecimento de nosso lado mais sombrio", ressalta o autor.

"A Susana inspira a carreira de todo mundo pela pessoa que ela é e pela grande atriz que é. Já fez minha mãe, a gente fez e mãe e filha em Um Sonho a Mais e fomos amigas durante muitas décadas. E como o mundo mudou muito, a gente mudou junto com o mundo! É bonito uma amizade que atravessa o tempo e os problemas, as questões e as loucuras, e ainda segue no afeto, no amor e na admiração", conta Maitê Proença.

A atriz Maria Ribeiro também compareceu ao evento e fala sobre a reação quando ficou sabendo que foi inspiração de Susana para o livro. Ela declara que quando tinha uma coluna no jornal O Globo, Susana escrevia comentários e deixava na portaria, em capítulos de novela.

"Na época, a gente ainda tinha capítulo de novela no papel. Ela pegava os versos dos capítulos e deixava mensagens para mim. E há muitos anos que eu falo que realmente ela é uma inspiração. Eu acho que ela tem uma liberdade, né? Ela namorou quem quis, fez o que quis. É realmente uma feminista, uma mulher que eu admiro muito. Estou muito emocionada", explica.

O ator Mateus Solano, que deu vida a Félix, filho da personagem de Susana Vieira, em Amor à Vida, também esteve presente e falou de sua reação com a eterna "Mami Poderosa", como o personagem chamava sua mãe.

"Temos uma relação muito carinho, é uma relação que não tem como acabar, porque foi realmente muito forte o que a gente viveu em Amor à Vida, e de lá até hoje a gente continua sempre mantendo contato e sempre com muito, muito amor, muito carinho, muita gentileza, assim. Muito feliz de ter esse contato com a Suzana, além do trabalho".

*Quem