Aguarde. Carregando informações.
Entretenimento

Susana Vieira sobre inspirar outras mulheres: 'Sempre fui destemida'

Susana Vieira sobre inspirar outras mulheres: 'Sempre fui destemida'

(Imagem: Daniel Chiacos/Divulgação)

Susana Vieira sempre soube aproveitar bem os seus 80 anos de vida. A atriz, que é uma referência para tantas mulheres, explicou como tem sido interpretar no espetáculo Shirley Valentine, uma dona de casa que anulou os seus sonhos da juventude após iniciar um casamento falido e solitário.

"Nunca fui uma Shirley, sempre fui destemida. Tem muita gente do meio, como Monique Alfradique, que diz que quer ser como sou. Acho que inspiro mais por minha atitude, força e esperança. Como atriz, quero passar uma mensagem. Acho que uma peça pode passar apenas divertimento, mas quando isso se soma a emoção, sentimento e conteúdo, é melhor ainda. Comédia por comédia tem um monte, mas não quero nunca fazer bobagem. Posso ter feito bobagem na minha vida pessoal (risos), mas em cena, nunca fiz. Só fiz peças maravilhosas", ressalta ela, que se identifica apenas como o bom humor de sua personagem para encarar os problemas.

"Estou sempre de bom humor, não reclamo de nada, apenas dos meus direitos. Mas não reclamo da vida. Tenho uma doença grave, mas só distribuo amor", reforça ela, se referindo ao diagnóstico da leucemia linfocítica crônica, em 2015.

Susana Vieira — Foto: Reprodução do Instagram

Susana Vieira — Foto: Reprodução do Instagram

A estrela não deixa o seu característico sorriso largo de lado nem ao relembrar o acidente que sofreu um dia antes de sua estreia, ao cair na rua e quebrar o quinto metatarso. Moradora do Rio de Janeiro, ela detalha que quis aproveitar a estadia para tomar um autêntico café da manhã de uma padaria paulistana.

"O acidente aconteceu quando eu estava saindo de uma padaria. Acordei e pensei: 'Não quero tomar café da manhã de hotel chique, quero tomar café no copo grande... Cismei de comer em uma das padarias de São Paulo, que são maravilhosas. Comi um sanduíche árabe com ovos. Quando saí da padaria, tinha muita gente, fui dar atenção para as pessoas e quando o táxi chegou, desci do meio fio, pisei na rua mal conservada, como em todas as capitais, e tinha um buraco enorme, como de esgoto. Torci o pé, caí, bati a cabeça... Fui parar no hospital. Não achavam veia e fiquei toda furada. Mas mesmo assim, fiz o espetáculo", conta.

"Foi um sacrifício, mas levo muito a sério minha profissão, respeito muito o público. No momento em que entro em cena, tenho uma força que não é parecida com nada. Fico muito feliz de estar em cena com 80 anos de idade, fazendo um personagem engraçado em uma comédia brilhante", celebra.

Susana Vieira com os irmãos — Foto: Reprodução do Instagram

Susana Vieira com os irmãos — Foto: Reprodução do Instagram

A personagem, que muda seu destino ao aceitar um convite para ir à Grécia escondida de seu marido com uma amiga, tem um valor sentimental para Susana. Ela relembra que sua mãe sonhava em conhecer o país, mas morreu com um câncer no cérebro sem realizar o desejo. Para compor a trilha sonora do espetáculo, traduzido por Miguel Falabella, Susana chamou o irmão e maestro, Sérvulo Augusto Vieira Gonçalves.

"Meu irmão fez a música, que é maravilhosa. Esse encontro com ele foi lindo. Minha mãe sonhava em ir para a Grécia, mas morreu de câncer no cérebro antes. Quando convidei o meu irmão para fazer a música, ele quis ler o roteiro. Ele, que ficou mais tempo morando com a minha mãe, chorou muito e falou: 'Vamos fazer uma homenagem a nossa querida mãe'", relembra.

SERVIÇO: Shirley Valentine De 20 de janeiro até 12 de fevereiro Teatro Vivo: Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 - Morumbi Sextas e sábados: 20h. Domingo: 18h De R$ 120,00 (inteira) / R$ 60,00 (meia). Vendas aqui.

Susana Vieira — Foto: Lucas Ramos / Brazil News

Susana Vieira — Foto: Lucas Ramos / Brazil News

Susana Vieira — Foto: Lucas Ramos / Brazil News

Susana Vieira — Foto: Lucas Ramos / Brazil News