Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
A segunda adaptação dos contos do livro Um Ano Inesquecível chega ao catálogo da Prime Vídeo nesta sexta-feira (9). Com direção de Lázaro Ramos, o filme se passa durante o outono da cidade de São Paulo, e é protagonizado por Gabz e Lucas Leto. Marcado por muita música e dança, o musical conta com a participação de artistas como IZA, Lulu Santos, e uma homenagem a Rita Lee, que morreu no dia 8 de maio, aos 75 anos .
Em entrevista a Quem, Lázaro Ramos falou dos desafios de dirigir um musical que representa o cenário da música brasileira. Além do artista, a escritora do conto, Babi Dewet, e os protagonistas do filme também compartilharam suas dificuldades e alegrias ao participarem da produção.
Esta é a segunda adaptação da franquia Um Ano Inesquecível (2016) a ser lançada. O primeiro filme chegou ao catálogo do streaming na última sexta-feira (2), e foi protagonizado por Livia Inhudes e Micael Borges, que viveram uma história de amor de verão. Seguindo a ordem das estações, os próximos lançamentos serão de Inverno e Primavera.
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
Com a cidade de São Paulo como pano de fundo, Um Ano Inesquecível – Outono conta a história de Anna Júlia (Gabz) e João Paulo (Lucas Leto), um casal que é totalmente o oposto um do outro. Enquanto ela odeia a música e está focada em conseguir um estágio na área do direito, ele é um jovem músico de rua que sonha em viver de sua arte. Apesar das vidas diferentes, uma paixão entre os dois nasce em um dos lugares mais simbólicos da capital: a Avenida Paulista.
Marcando sua estreia como diretor de musical, Lázaro Ramos reflete sobre as dificuldades de filmar num lugar agitado e simbólico como a Avenida Paulista.
“Um desafio e um pouco de responsabilidade, né? Foi uma força-tarefa, mesmo, para conseguir realizar isso. Não é um lugar fácil de filmar, eram muitos bailarinos. E eu acho que o resultado ficou muito bom justamente pelo ineditismo. A gente ainda não tinha tido essa oportunidade de usar esse lugar, esse ambiente para ocupar ele com dança e com música. Eu acho que é isso que é a assinatura do nosso musical também. A música ocupando todos os lugares de convivência desses personagens”, reflete o artista, que estreou como diretor de filme no longa ‘Medida Provisória’, lançado em 2020.
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
No filme, Gabz, de 24 anos de idade, dá vida a Ana Júlia, uma jovem que está focada em sua carreira profissional. Em meio aos desafios de provar sua competência no local em que trabalha, a personagem se vê em dilemas de seu interior. Assim como a protagonista do filme, a atriz reflete como lida com conflitos pessoais por ser figura pública.
“Quando você é uma pessoa pública, você tem causas e está sempre ali tendo que lidar com o que você acredita, com toda a sua bagagem e está tendo que lidar com os lugares que você está alcançando, com pessoas novas… A gente tem também que falar das outras coisas, que o bom é viver e ter uma vida com qualidade. É a gente poder cantar, estar com a pessoa que a gente ama, poder resolver nossos conflitos com os nossos familiares. Eu acho que tudo isso faz parte do sucesso”, disse a atriz e cantora.
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
Outra mensagem que o filme passa é sobre as relações familiares. No longa, Gabz contracena com o ator Bukassa Kabengele, de 50 anos, que dá vida a Guilherme, pai de Ana Julia. Durante as cenas, os atores mostram a parceria e carinho entre pai e filha, e a importância do diálogo entre familiares.
“A intenção era trazer um pai presente ali, amigo, que cuida da filha como a filha cuida dele. E trazer o ser humano também, ele é uma pessoa, ele erra, ele não sabe o que está se passando na cabeça da Ana Júlia, ele grita com ela, ele briga com ela, ele não sabe. E que é uma realidade, o jovem não vai contar pros pais tudo o que está vivendo, e os pais têm a visão deles. E eu acho que a representação do Bukassa ali com a Gabz foi incrível”, disse a escritora do livro, Babi Dewet.
Gabs, Bukassa e Lázaro Ramos na estreia — Foto: Divulgação
Esta não é a primeira vez que Bukassa e Lázaro Ramos se encontram no set de filmagens, já que em 2020 eles trabalharam juntos no especial de TV, Falas Negras. E Lázaro não nega a admiração e alegria em trabalhar com o parceiro.
“O Bukassa é o ator dos meus sonhos. Essa semana eu estava vendo meus novos projetos, e o Bukassa está pensado por mim em absolutamente todos. Nesse filme, inclusive, ele foi o último ator a entrar no elenco. Ele basicamente foi convocado para o filme um dia antes de estar no set, e traz esse personagem que é uma coisa linda, né? Esse é o Bukassa, um cara que eu quero estar perto sempre”, declarou ele.
Personagem principal da adaptação, a música está presente em todos os momentos do longa, inclusive com a participação de cantores especiais. IZA, de 32 anos de idade, fez sua estreia como atriz no filme ao dar vida à mãe da protagonista Ana Júlia (Gabz). Além da cantora, nomes como Lulu Santos também marcam presença no longa.
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
Com grandes nomes do cenário musical brasileiro, Lucas Leto, que dá vida a João Paulo, fala sobre a honra de contracenar com esses artistas. “Trabalhando com os nossos ídolos, que ensinam muito e fizeram parte da minha construção como artista. São as nossas referências. Em especial o Lulu, eu sou muito fã, mesmo. Ainda bem que tinha o Lázaro lá para poder me acalmar. E eu também era fã do Lázaro, então, foi muito assim: ‘Meu Deus’. Mas é muito importante, muito ‘massa’ também para a gente poder mostrar nossa versatilidade. Esse filme contempla tantas coisas ao mesmo tempo, que é até difícil de falar”, declarou o ator.
Por fim, Lázaro Ramos ainda destacou como o musical é uma homenagem à música brasileira e suas figuras marcantes. Entre elas, a cantora Rita Lee, que é representada no longa.
“Esse filme é uma homenagem à música brasileira. Quem a gente não conseguia trazer para estar em cena, a gente dava um jeito de falar em algum diálogo. Que bom que a gente teve esse privilégio de ter a Rita duas vezes no filme, porque Rita é um dos maiores símbolos da nossa música brasileira. A gente acabou dando essa sorte”, disse Lázaro Ramos sobre a homenagem à cantora, que morreu em maio deste ano após a produção do filme já ter sido finalizada.
Imagens do filme 'Um Ano Inesquecível - Outono' — Foto: Vans Bumbeers
Imagens do filme Um ano inesquecível — Foto: Vans Bumbeers
*Quem