Bia A primeira adaptação de Um Ano Inesquecível - Verão, um dos contos do livro homônimo de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet, estreia nesta sexta-feira (2) no Prime Video. O filme acompanha Inha e Guima, protagonizados por Livia Inhudes e Micael Borges, que vivem uma história de amor, marcada pelo clima de Carnaval e o calor do Rio de Janeiro.
Em entrevista exclusiva, o elenco, a escritora do conto, Thalita Rebouças, e a diretora do filme, Cris D’Amato, contam quais foram os principais desafios de reproduzir o Carnaval, em meio ao cenário da capital carioca.
A franquia Um Ano Inesquecível (2016) conta com quatro filmes, cada um baseado em uma estação do ano. As estreias serão semanais durante o mês de junho, começando por Verão e seguido por Outono, Inverno e Primavera.
Um Ano Inesquecível — Foto: Divulgação
Autora de livros que já viraram filmes, como 'Tudo Por um Popstar!' e 'Fala Sério, Mãe!, Thalita Rebouças falou sobre e emoção em ver mais uma obra literária ganhando vida nas telonas mais uma vez. '“Cinema é uma magia que envolve centenas de pessoas. A hora que eu comecei a gostar desse processo o bichinho do audiovisual me pegou, porque é lindo de ver", disse a escritora.
O filme acompanha a história de Inha (Livia Inhudes), uma jovem do interior que sonha em estudar moda em Paris, mas, para isso, precisa de um currículo que impressione os avaliadores. Ela tem apenas até o final do verão para comprovar alguma experiência prática em moda, então aproveita uma viagem para tentar uma vaga de costureira na Escola de Samba Portela, ao lado de Carrie Catherine, estilista internacionalmente conhecida, que é interpretada pela atriz Mariana Rios.
Livia Inhudes e Mariana Rios — Foto: Divulgação
Enquanto frequenta os bastidores da escola de samba, Inha se apaixona por Guima, um escultor de alegorias interpretado pelo ator Micael Borges. A personagem de Livia descobre o universo fascinante do Carnaval, e é obrigada a tomar decisões que irão revolucionar não apenas a si própria, mas também as vidas de sua família e dos moradores da pequena cidade onde mora.
Originalmente de São Paulo, Livia Inhudes, de 22 anos de idade, revela que se apaixonou tanto pela cidade que se mudou para a capital após o fim das gravações. "Depois que eu fiz esse filme eu me mudei pro Rio de Janeiro. Não teve jeito, eu trabalhei aqui. Retornei pra casa, mas meu coração dizia que eu tinha que voltar”, disse a atriz.
Mariana Rios como Carrie Catherine — Foto: Divulgação
Por outro lado, Micael Borges, que já era do Rio de Janeiro, viu muitas de suas características pessoais em seu personagem, Guima. “Eu me identifico muito com o Guima, ele é solar também, e eu sou carioca. Ele é típico carioca, ama trabalhar com a arte dele e eu amo trabalhar com a minha. Trabalho com arte desde pequeno e tem tudo a ver, né? Solar, verão, carioca, Rio e assim como o Micael também”, declarou o ator de 34 anos.
Elenco de Um Ano Inesquecível - Verão — Foto: Divulgação
Já o veterano André Mattos, que interpreta o rigoroso pai de Inha e que detesta o Carnaval, confessa que não tem tanto em comum com o personagem. “Eu adoro o Carnaval, adoro minhas filhas, as potencializo a fazer o tempo inteiro o que elas amam, o que elas sonham. Ao contrário do personagem do nosso filme, que no fundo tem uma coisa que faz com que ele nesse momento da vida dele não goste de Carnaval. Mas no fundo ele também ama, ama os filhos; é só amor o tempo inteiro”, disse o ator e roteirista.
FILME RECRIA CARNAVAL FORA DE ÉPOCA
Durante o desenrolar da história de amor entre Inha e Guima, o cenário do Rio de Janeiro acaba se tornando personagem essencial, e a festa do Carnaval se transforma em protagonista também. Para reproduzir a emoção do evento, a produção do filme trouxe elementos exclusivos da Escola de Samba Portela para agregar ao longa.
"A Portela que é tão importante pra mim e tão importante pro livro. A gente conseguiu uma parceria da escola do meu coração e do coração da Cris. Então, toda vez que eu ia ao set, eu ficava extremamente emocionada de ver quantas pessoas estavam trabalhando em cima de uma coisa que saiu da minha cabeça. Então, isso por si só já é muito emocionante. E esse filme mostrando o verão e o Carnaval, que são duas paixões, e mostrar o Rio pro mundo ver é realmente muito especial”, disse Thalita Rebouças.
Reprodução do Carnaval no filme Um Ano Inesquecível — Foto: Divulgação
Para Cris D’Amato, o maior desafio durante as filmagens, que aconteceram em meio a pandemia de Covid-19, foi reproduzir a festa carnavalesca fora de época.
“Foi um grande desafio reproduzir um Carnaval. A gente levou para o set de filmagem a águia de setenta metros de carro. Levamos o carro do índio, as fantasias, as baianas... Tudo ali é de verdade. A gente filmou aquilo. Mesmo porque as escolas não deixam a gente filmar, porque é tudo sigiloso, né? Ainda não tinha tido o Carnaval”, declarou a diretora, acrescentando como o resultado final ficou do jeito que todos sonharam.
Micael falou ainda como foi mágico assistir ao filme já finalizado. “Por mais que a gente esteja acostumado com o Carnaval, é sempre mágico. Ainda mais de poder filmar, e eu pude acompanhar um pouco porque eu fui me preparar, né? Para aprender a manusear os instrumentos, fazer os carrinhos, e é mágico a forma como eles fazem! Por mais que a gente já esteja acostumado (a ver o Carnaval), não tem como não se emocionar. E rodando isso ali, vendo ao vivo, é incrível.”
Um Ano Inesquecível - Verão — Foto: Divulgação