Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
A novela Mbappé ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Segundo o portal The Athletic e o jornalista Fabrizio Romano, especializado em transferências, o PSG recebeu uma oferta formal de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) do Al Hilal, clube da Arábia Saudita treinado por Jorge Jesus.
A notícia surge dias depois do clube francês anunciar que Mbappé ficou fora da pré-temporada no Japão. Caso as partes aceitem a oferta, essa será a maior transferência da história, superando os 222 milhões de euros pagos pelo próprio PSG ao Barcelona em 2017 por Neymar.
De acordo com o portal “The Athletic”, Mbappé receberia um salário de 700 milhões de euros (cerca de R$ 3,7 bilhões) por temporada, um recorde absoluto no mundo do futebol se concretizado. Cristiano Ronaldo, por exemplo, recebe "apenas" 75 milhões de euros por ano no Al Nassr..
Além do Al Hilal, que já contratou alguns nomes de peso nessa janela como o zagueiro Koulibaly (ex-Chelsea) e o meia Milinkovic-Savic (ex-Lazio), outros clubes estão interessados em Mbappé.
O Real Madrid é o grande favorito como dito mais acima. No entanto, o Chelsea pode entrar no circuito e fazer uma proposta mais vantajosa de acordo com relatos na imprensa francesa. Outro que também mostrou interesse é o Barcelona segundo o jornal francês "L'Equipe". Os dirigentes do clube catalão teriam, inclusive, uma reunião telefônica marcada esta segunda-feira com a direção do PSG para tratar do assunto.
Neymar e Mbappé em treino do PSG — Foto: afp
A diretoria do PSG está irritada com a possível saída de graça de Mbappé no meio de 2024. No último mês de junho, o jogador avisou aos dirigentes que não vai ativar a cláusula de renovação por mais um ano. Assim, o compromisso tem validade somente por mais uma temporada.
Desde que recebeu a carta de Mbappé em junho, o PSG deixou claro ao atacante que não aceita perdê-lo de graça daqui a um ano. Segundo o clube, ou o jogador assina a renovação ou será vendido na atual janela.
Em termos jurídicos, a situação é favorável a Mbappé, que pode cumprir seu último ano de contrato e não é obrigado a aceitar uma transferência. O clube usa, assim, outro método de pressão: privá-lo da excursão no Japão e na Coreia do Sul, que começa neste sábado e vai até 3 de agosto.
Mbappé está assim entre o grupo de descartados, com o argentino Leandro Paredes e o alemão Julian Draxler. Mas o campeão mundial em 2018 e vice em 2022 com a seleção francesa é o maior artilheiro da história do clube (212 gols em 260 jogos).
Segundo a agência AFP, pessoas próximas a Mbappé insistem na resposta dada há dias: o capitão da seleção francesa pretende chegar ao fim do seu último ano de contrato, sem renovar. Uma fonte do clube garante inclusive que o entorno de Kylian deu a entender que o jogador está disposto a passar uma temporada no banco de reservas ou até mesmo sem jogar.
Mbappé só deseja uma transferência para o Real Madrid segundo o jornalista especializado Fabrizio Romano, que afirma ainda que o PSG entende que o atacante já tenha um principio de acordo com o Real. O clube espanhol, no entanto, dificilmente acenará com os valores desejados pela diretoria do Paris Saint-Germain. E espera contar com o atacante de graça em julho de 2024, quando o contrato atual termina.
*GE