Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
O Athletico mostrou uma mudança de postura sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho ao bater o Corinthians por 1 a 0, no sábado, na Ligga Arena, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A vitória foi importante para colocar o Furacão ficar no bolo dos primeiros colocados e chegar aos 17 pontos conquistados.
A alteração para o esquema com três zagueiros não significou, como muitos pensam, um Furacão mais defensivo na Arena da Baixada. Pelo contrário, o esquema foi essencial para que a equipe fosse dominante e capaz de sufocar o Corinthians durante boa parte dos 90 minutos.
O desenho do 1º tempo deixou claro parte das ideias de Carvalho: um time agressivo sem a bola, ofensivo e com um jogo forte pelos lados do campo.
O Athletico produziu o suficiente para construir um placar seguro antes do intervalo, mas pecou nas conclusões.
Vitor Roque guardou o sexto gol dele na Série A. Mas o sistema ofensivo deixou um gostinho que poderia ter aproveitado melhor as oportunidades. E o assunto foi tratado pelo interino na coletiva.
— Se a gente conseguir, ter um aproveitamento de 50, 70% das chances que criamos, com certeza, essa é a melhor lição que tiramos dos jogos (Corinthians e São Paulo). Ter um pouco mais de capricho nas finalizações — destacou o interino.
A segunda etapa o cenário foi diferente. O Corinthians procurou pressionar o Athletico e ter mais a posse de bola no campo de ataque.
Apesar dessa mudança, o Furacão soube se adaptar, fechou os espaços e, ainda assim, chegou com perigo no ataque. Já o goleiro Bento não foi muito exigido mesmo com o Alvinegro na pressão.
— É normal, que uma equipe da grandeza como é o Corinthians, fez de tudo para vencer. Aí, eu tenho que parabenizar minha equipe pelo mental forte, por ter controlado o jogo sem tocar na bola. Você não teve uma defesa do Bento. Muito contente pela consistência defensiva da equipe no segundo tempo.
Em dois jogos, já foi possível identificar uma nova forma de jogar do Athletico após a saída do técnico Paulo Turra.
Não existe certo ou errado, mas é nítido que Wesley Carvalho aposta em um estilo mais agressivo, ofensivo e mais identificado com o que o torcedor espera do time.
O recorte é ainda curto, mas já é possível ver uma nova cara para o Furacão nos próximos desafios que tem pela frente.
O Athletico deixa o Brasileirão de lado e foca na Libertadores. O Furacão recebe o Alianza Lima na terça-feira, às 19h, na Arena Baixada, pela última rodada da fase de grupos.
*GE