Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
As equipes já se enfrentaram 115 vezes na história, com retrospecto positivo para os cariocas. São 52 vitórias do Botafogo, contra 36 triunfos atleticanos, além de 27 empates.
Atlético-MG e Botafogo vão se enfrentar pela primeira vez na história pela Copa Libertadores, porém não é o primeiro mata-mata entre mineiros e cariocas. Os times se enfrentaram em 12 duelos de mata-mata, com vantagem do Botafogo. Foram 8 triunfos do Glorioso e 4 triunfos do Galo:
Apesar de o Botafogo levar a melhor em outros quesitos, o Atlético-MG leva boas recordações do duelo. O Galo foi campeão do Brasileiro de 1971 com uma vitória sobre o Glorioso, no Maracanã, por 1 a 0.
Em 2024, Galo e Glorioso se enfrentaram duas vezes, ambas pelo Brasileirão. Na primeira oportunidade, no Nilton Santos, o Botafogo venceu por 3 a 0. No jogo do returno, na Arena Independência, a partida terminou empatada por 0 a 0.
Como a final é em jogo único, quem vencer levanta a taça. Em caso de empate, haverá prorrogação. E, se persistir a igualdade, o título será definido nos pênaltis. Esta é sexta decisão da Conmebol Libertadores nesse formato.
O vencedor garante vaga na Copa Intercontinental e vai enfrentar o Pachuca, do México, em 11 de dezembro, em Doha, no Catar. Quem passar pega o Al Ahly, do Egito, decidindo um lugar na decisão contra o Real Madrid.
O campeão da Conmebol Libertadores fica também com a última vaga no Mundial de Clubes, que será disputado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem. Além disso, o vencedor vai disputar o título da Recopa Sul-Americana com o Racing, que conquistou a Copa Sul-Americana. A disputa está marcada para os dias 19 e 26 de fevereiro.
*GE