Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024
O capitão e grande craque da seleção francesa Kylian Mbappé não foi convocado nesta quinta-feira por Didier Deschamps, que evitou entrar em detalhes para, segundo ele, evitar “interpretações”.
— A decisão é minha porque acho que é melhor assim. Entendo que não é suficiente — declarou Deschamps à mídia, que multiplicou as perguntas sobre o jogador de futebol.
Deschamps descartou que a decisão tenha sido motivada por "problemas extracampo", como o questionado desempenho com a camisa do Real Madrid ou a suposta investigação por estupro na Suécia (as autoridades locais nunca confirmaram o envolvimento do jogador no caso, revelado por veículos da imprensa sueca).
— Posso dizer duas coisas: uma, ele queria vir, e duas, os problemas extra-esportivos não foram levados em conta. Há uma presunção de inocência — afirmou o treinador.
Mbappé perderá os jogos da Liga das Nações contra Israel, no Stade de France (14 de novembro), e contra a Itália (17 de novembro), em Milão. O atacante já havia ficado de fora da seleção francesa já em outubro por se recuperar de uma lesão na coxa esquerda.
Sua ausência na seleção francesa gerou grande polêmica no país por ter sido titular no Real Madrid dois dias antes do início da parada internacional.
O jogador de futebol continua então a ser manchete depois de viajar para Estocolmo e a imprensa sueca noticiar a abertura de uma investigação sobre estupro.
Deschamps quis proteger o seu jogador. Se Mbappé tivesse sido convocado, ele teria que comparecer à coletiva de imprensa antes dos jogos, como normalmente faz o capitão da França. E não teriam faltado perguntas sobre a investigação de estupro.
O jogador de 25 anos vive os momentos mais difíceis de uma carreira quase impecável até agora.
Seus problemas fora de campo se somam ao seu desempenho no futebol, destacado pelo mau momento do Real Madrid, que acaba de perder por 3 a 1 na Liga dos Campeões para o Milan e por 4 a 0 na Liga para o Barcelona — nas duas ocasiões, em pleno Santiago Bernabéu.
Na Espanha, as críticas são cada vez mais duras. Desde que vestiu a camisa branca nesta temporada, após anos de "namoro" com o Real Madrid, Mbappé mostrou sinais verdes de seu potencial, mas também muitos erros.
O seu primeiro Clássico, no final de outubro, terminou com um gol celebrado e depois anulado e até oito impedimentos.
"Alarmante", "ridículo", "fora do nível esperado"... As manchetes na Europa acusam o atacante, apontando seus problemas não esportivos, sua disputa financeira com o Paris Saint-Germain, sua falta de capacidade física e coordenação com colegas.
Sem jogos da seleção, o ídolo do futebol francês, campeão mundial em 2018 e vice-campeão em 2022, terá duas semanas para tentar "reiniciar" seu jogo e recuperar a sua melhor versão.
*O Globo