Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024

Esportes

Austrália e Nova Zelândia estreiam com vitória na Copa do Mundo Feminina

Austrália e Nova Zelândia estreiam com vitória na Copa do Mundo Feminina

(Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images)

Sem Sam Kerr, Austrália bate Irlanda na estreia na Copa do Mundo Feminina

Coanfitriã da Copa do Mundo Feminina, a Austrália estreou com vitória em Sydney. Na partida de abertura do grupo B, as Matildas derrotaram a Irlanda por 1 a 0, com gol de pênalti de Catley, aos 6 minutos do segundo tempo.
Catley comemora gol de pênalti em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina

Catley comemora gol de pênalti em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina (Foto: REUTERS/Jaimi Joy)

Desfalque
A Austrália jogou sem a principal jogadora e capitã Sam Kerr. A atacante de 29 anos, eleita pela Fifa a segunda melhor jogadora do mundo de 2021, sofreu uma lesão na panturrilha nos treinos e está fora também do jogo contra a Nigéria, na próxima quinta-feira. A expectativa é que ela retorne no último compromisso no grupo B, contra Canadá, no dia 31.
Sam Kerr fora de ação em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina

Sam Kerr fora de ação em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina (Foto: EFE/EPA/Mark Evans)

Público recorde
O jogo estabeleceu novo recorde de público de uma partida de futebol feminino na Austrália. O Estádio Olímpico de Sydney recebeu 75.784 pessoas.
Público de 75.784 pessoas em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina

Público de 75.784 pessoas em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina (Foto: REUTERS/Carl Recine)

Arbitragem brasileira
Logo a segunda partida desta edição da Copa do Mundo Feminina contou com arbitragem brasileira. A árbitra Edina Alves teve boa atuação, marcando corretamente o pênalti que originou o único gol do jogo. As assistentes Neuza Back e Leila Cruz completaram o trio.
Edina Alves, árbitra em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina

Edina Alves, árbitra em Austrália x Irlanda pela Copa do Mundo Feminina (Foto: REUTERS/Carl Recine)

Vem aí

A primeira rodada do grupo B será complementada com o duelo entre Nigéria e Canadá, em Melbourne, nesta quinta-feira, às 23h30 (horário de Brasília). Confira a tabela completa da Copa do Mundo Feminina

Nova Zelândia surpreende a Noruega na estreia e vence pela primeira vez em Copas

A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou com um resultado surpreendente. A anfitriã Nova Zelândia bateu a Noruega por 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na história dos Mundiais. Wilkinson, com grande atuação, marcou o único gol da partida, que abriu o torneio em Auckland.
Wilkinson celebra o gol da vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega

Wilkinson celebra o gol da vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega (Foto: Getty Images)

NORUEGA EM ALERTA
Com a vitória neo-zelandesa, o grupo A da Copa do Mundo já começa com um alerta para a Noruega, considerada favorita para a classificação. A Nova Zelândia fica com três pontos, liderando a chave, que terá a outra partida da primeira rodada na madrugada de sexta-feira: Suíça x Filipinas. Na próxima rodada, as anfitriãs enfrentam Filipinas, e a Noruega pega a Suíça. A CRAQUE DO JOGO
Ada Hergeberg, ganhadora da Bola de Ouro em 2018, estava em campo, mas desde o começo da partida a atacante Wilkinson, da Nova Zelândia, foi quem roubou a cena. A jogadora do Melbourne City foi a grande referência de uma seleção que teve mais volume ofensivo, embalada pela torcida local. Na etapa final, a ótima atuação da atacante foi coroada ao marcar o gol de uma vitória histórica. Maior artilheira da Nova Zelândia em Copas, ela saiu aplaudida ao ser substituída no fim da partida e foi eleita a craque do jogo.
Wilkinson brilhou em triunfo da Nova Zelândia

Wilkinson brilhou em triunfo da Nova Zelândia (Foto: Getty Images)

VITÓRIA INÉDITA
Apesar de já ter participado de cinco Copas do Mundo Femininas, com 15 jogos disputados, a seleção da Nova Zelândia chegou ao Mundial no qual é uma das anfitriãs com um jejum incômodo: jamais havia vencido uma partida no torneio. E, apesar de ter pego uma pedreira na abertura - a seleção norueguesa, campeã mundial em 1995 - conseguiu fazer história logo de cara. A primeira vitória neo-zelandesa na história das Copas veio na 16ª partida, abrindo caminho para uma inédita classificação para as oitavas de final.
Nova Zelândia conquistou primeira vitória em 16 jogos de Copa do Mundo Femimina

Nova Zelândia conquistou primeira vitória em 16 jogos de Copa do Mundo Femimina (Foto: Getty Images)

PÚBLICO PARA A HISTÓRIA

Para abrir o torneio que promete ter a melhor média de público da história das Copas do Mundo Femininas, a torcida marcou presença no Eden Park, o estádio nacional do futebol neo-zelandês. Foram 42.137 torcedores presentes na abertura do Mundial, configurando o maior público de uma partida de futebol na história da Nova Zelândia.

*GE