Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Esportes

Cinco jogos marcantes do Botafogo no Novo Maracanã; veja lista

Cinco jogos marcantes do Botafogo no Novo Maracanã; veja lista

(Imagem: Vitor Silva/Botafogo)

Botafogo enfrenta o Criciúma nesta sexta-feira (18), às 20h, pelo Campeonato Brasileiro. Além de mais um passo na busca pelo título, a partida marca também a volta da equipe como mandante no Maracanã após oito anos.

A última vez que o Alvinegro mandou uma partida no estádio foi contra o Vasco, no jogo de ida da final do Campeonato Carioca de 2016.

Desde a reinauguração do Maracanã, em junho de 2013, o Botafogo soma 82 jogos oficiais no estádio - metade como mandante e outra parte como visitante. Os dados são de João Gabriel Guerra, do Espião Estatístico.

Botafogo no Novo Maracanã

 

  • 82 jogos oficiais no estádio
  • 31 vitórias
  • 19 empates
  • 32 derrotas
  • 45,5% de aproveitamento
 

  • 18 vitórias como mandante
  • 10 empates como mandante
  • 13 derrotas como mandante
 

  • 13 vitórias como visitante
  • 9 empates como visitante
  • 19 derrotas como visitante
 
Em 2018, Carli foi herói no título carioca do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em 2018, Carli foi herói no título carioca do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Flamengo (2013)

 

A reabertura do Maracanã após as obras para a Copa do Mundo aconteceu no dia 21 de julho de 2013. Pouco mais de três meses depois, o Glorioso mandou o clássico contra o Flamengo pela primeira vez no estádio e venceu por 2 a 1 de virada, gols de Gegê e Rafael Marques.

Aquela partida marcou a primeira vitória botafoguense no clássico no Brasileirão de pontos corridos. A última anterior havia sido na primeira fase da Copa João Havelange, em 2000.

Criciúma (2013)

 

A 38ª rodada do Brasileiro de 2013 colocou o Botafogo como mandante enfrentando justamente o adversário da próxima partida. Depois de disputar o título a maior parte do torneio, a equipe de Oswaldo de Oliveira precisava de uma vitória para se garantir na Libertadores.

Conseguiu com autoridade, 3 a 0, com gols de Lodeiro, Elias e Seedorf. Foi também a última partida do holandês com a camisa alvinegra. Antes do começo de 2014, ele se aposentou para virar treinador do Milan.

Deportivo Quito (2014)

 

A volta à principal competição do continente após 19 anos foi na fase preliminar contra o Deportivo Quito. Depois de perder por 1 a 0 na altitude da capital equatoriana, precisava triunfar por dois gols de diferença para se garantir na fase de grupos.

Wallyson foi quem protagonizou a partida, marcada por um mosaico da torcida. Foram três gols do atacante na vitória por 4 a 0 que colocaram o Glorioso no grupo com San Lorenzo, Independiente Del Valle e Union Española. Henrique Almeida completou o placar.

Vasco (2018)

 

A final do Campeonato Carioca de 2018 contra o Vasco teve contornos épicos. Os vascaínos tinham a vantagem do empate depois de vencer o jogo de ida por 3 a 2. E era exatamente o que estavam conseguindo até os 50 minutos do segundo tempo.

Foi no minuto final que Joel Carli se aproveitou de uma bola que sobrou na pequena área para bater para o gol caindo e igualar o agregado da decisão, consolidando o status de ídolo.

Os pênaltis reservaram o destaque para outro protagonista, também ídolo: o goleiro Gatito Fernández. Ele que já havia brilhado na disputa de penalidades da Libertadores em 2017, garantiu a conquista do Estadual 2018.

Flamengo (2024)

 

O mais recente dos jogos listado aconteceu exatamente com o atual elenco. Uma espécie de consolidação do crescimento do Botafogo de Artur Jorge contra o Flamengo no primeiro turno do Brasileiro. Vitória inquestionável por 2 a 0, gols de Luiz Henrique e Savarino.

A equipe não cedeu um chute a gol sequer para o rival e se postou, pelo segundo ano seguido, como candidato ao título do Brasileirão.

*GE