Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Esportes

Corinthians é superior em clássico com o Santos e tem início de reação no Brasileiro

Corinthians é superior em clássico com o Santos e tem início de reação no Brasileiro

(Imagem: Marcos Ribolli)

O Corinthians rejuvenesceu com Vanderlei Luxemburgo. Curioso para um técnico que, muitas vezes, precisa rebater insinuações de que seja "ultrapassado". Com currículo vitorioso, o treinador de 71 anos tem histórico positivo no trabalho com jovens em muitos dos clubes em que passou.

E é nos garotos que Luxa tem apostado neste Corinthians, que venceu o Santos na Vila, na quarta.

Não que a solução dos problemas do Corinthians passe pela escalação de um time sub-23. Diante do Santos, Cássio seguiu sendo decisivo com suas defesas, Gil foi seguro nas antecipações e rebatidas e Fagner, embora tenha cometido um vacilo ou outro, empregou a mesma energia de sempre no jogo.

Mas o Corinthians que tenta se reerguer na temporada e que começa a se afastar da "zona perigosa" (agora é 15º, com 12 pontos), tem sido um time com mais espinhas no rosto.

Na Vila Belmiro, por exemplo, num cenário de enorme pressão contra o Santos, o Timão se beneficiou da energia de jogadores com rapidez, fôlego e vitalidade, como Matheus Bidu (24 anos), Caetano (23), Ruan Oliveira (23), Roni (24), Guilherme Biro (19), Yuri Alberto (22), Matheus Araújo (21) e Adson (22).

O grupo conta ainda com outros nomes como Murillo (20), Fausto (23), Bruno Méndez (23), Pedro (17) e Wesley (18). E tem outra faixa intermediária de jogadores também importantes, como Maycon (25) e Róger Guedes (26). Num elenco que, aos poucos, vai procurando uma cara com Luxemburgo.

Contra o Santos, o Corinthians foi um time efetivo. Luxemburgo usou Roni de primeiro volante, deixou Maycon e Ruan se articulando no 4-3-3, com Biro à direita, Guedes à esquerda, e Yuri na referência. Com a bola no chão, o Timão fez ótimo início e construiu um 2 a 0 com enorme tranquilidade.

Pelo aspecto emocional do time do Santos, o jogo praticamente acabou no primeiro tempo. O Corinthians diminuiu seu ritmo, cometeu alguns erros de passes que deram chances ao Peixe, mas seguiu com controle, marcação encaixada e algum volume.

Matheus Araújo e Adson entraram para dar descanso a Ruan e Biro. Perto do apito final (forçado pelas atitudes da torcida do Santos, que atirou morteiros em campo), Luxa ainda colocou em campo os veteranos Giuliano e Fábio Santos, que acabaram tendo pouquíssimos minutos jogados na Vila.

A vitória na Vila passou muito pelos meninos, que vão se tornando aposta de Luxemburgo.

Para se ter consistência no Brasileirão e uma postura competitiva nos jogos de mata-mata de Copa, caberá à comissão conseguir mesclar as características da equipe, contando também com reforços.

Mas há, de fato, uma onda jovem no Corinthians de Vanderlei Luxemburgo. O Timão volta a campo no sábado, às 16h, contra o Athletico, na Arena da Baixada, em Curitiba.

*GE