Quarta-Feira, 08 de outubro de 2025
Quarta-Feira, 08 de outubro de 2025
Boa parte da torcida do São Paulo não gostou da escalação da equipe para enfrentar o Tolima, na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. A opção de Dorival Júnior em colocar os titulares num jogo contra uma equipe modesta, às vésperas do clássico contra o Palmeiras, não foi bem vista.
Mas bastaram 45 minutos para o treinador dar a resposta àqueles que torceram o nariz com a sua escolha. Com toques envolventes e velocidade no contra-ataque, o São Paulo decidiu o confronto no primeiro tempo com um 3 a 0 e praticamente garantiu a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Na etapa final fez mais dois e deu espetáculo com um 5 a 0 no placar final.
A goleada não parecia ser tão simples. Até os 27 minutos, a ideia de Dorival parecia bem arriscada. Isso porque o Tolima fazia um rodízio de faltas – algumas até desleais – e aumentava a chance de o Tricolor perder alguém importante para o duelo contra o Palmeiras. O time não conseguia jogar.
Mas o São Paulo seguiu à risca o bordão "violência se responde com bom futebol" e abriu o placar em um lance de vantagem após falta que ocasionou a expulsão de Riascos. E sorte que o juiz deu a vantagem, porque Calleri fez um golaço após contra-ataque puxado por Luciano.
A partir daí a vida são-paulina ficou mais fácil, e o espetáculo num Morumbi cheio (mais de 44 mil torcedores) começou. Aos 34 minutos, Luciano ampliou após corta-luz bonito de Calleri. Dois minutos depois, o inspirado Calleri deu mais um corta-luz para Caio Paulista dominar, driblar e fazer o terceiro.
Com o placar praticamente definido, Dorival Júnior começou a pensar no clássico de domingo ainda no vestiário. Calleri, Pablo Maia e Rafinha foram substituídos e iniciaram o descanso para o Choque-Rei.
Mesmo sem os três, a tônica do jogo permaneceu: o São Paulo buscando o gol e o Tolima apelando para faltas duras. Em oito minutos, o Tricolor teve três chances claras de fazer mais e ia vendo a torcida se divertir nas arquibancadas.
A goleada parecia questão de tempo, e ela veio com outro gol de Caio Paulista. Aliás, um golaço. O lateral acertou uma finalização precisa no ângulo para dar mais tranquilidade ainda ao time. Dorival, então, aproveitou para mexer novamente. Saíram de campo Michel Araújo e Luciano. David, que entrou na vaga do atacante, fez o quinto gol.
Gol de Caio Paulista em São Paulo x Tolima — Foto: Marcos Ribolli
A vitória por 5 a 0 foi importante para praticamente definir a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana – pode perder por até três gols de diferença para o Tigre na última rodada que ainda assim fica na liderança. Mas, mais do que isso, representou moral elevadíssimo para enfrentar um dos maiores rivais e que será o adversário nas quartas de final da Copa do Brasil.
Após deixar dúvidas sobre a capacidade do time na derrota para o Grêmio, no último domingo, o São Paulo faz renascer as esperanças do torcedor. Uma prova disso é que são esperadas mais de 60 mil pessoas no Morumbi no próximo domingo. Antes mesmo do jogo de quinta, mais de 42 mil ingressos já tinham sido vendidos de forma antecipada.
Vencer domingo significará paz nos dez dias seguintes que o elenco vai ter para treinos por causa da data Fifa. Pode ser também um cartão de visita para o que virá na Copa do Brasil.
*GE