Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Muita gente que viu o ex-meia Deco se tornar um dos grandes nomes da história do Barcelona não sabe que a carreira profissional do atleta multicampeão começou em Alagoas, em 1997. Ex-goleiro do CSA, Filho conta como foi a passagem do camisa 10 pelo clube.
- O Deco passou pelo CSA, foi uma passagem rápida. Mas, já na oportunidade, ele muito jovem, chegou ao clube através do técnico Ubirajara Veiga, com um atacante chamado Caju e um zagueiro. Eles tinham trabalhado juntos no Corinthians Alagoano e, já no início, nós percebíamos a qualidade que ele tinha. Era muito diferente dos demais.
Sobre a interação no dia a dia de trabalho com o companheiro, Filho citou um traço pessoal de Deco.
- Na convivência, ele sempre foi um cara muito gente boa, tranquilo. Nos treinos, era muito dedicado, taticamente quase perfeito, depois a gente veio só confirmar o potencial quando ele estourou no mundo.
Um fato curioso que ex-goleiro comentou é que Deco foi dispensado pelo CSA.
- Vê só como é o mundo do futebol. O Deco foi dispensado do CSA. Depois de um jogo contra o CRB, nós perdemos esse jogo, e a diretoria dispensou o Ubirajara Veiga, mais os jogadores que vieram do Corinthians Alagoano com ele. Depois disso, o Deco se tornou quem o mundo conhece.
Depois do CSA, Deco se transferiu para Portugal, onde defendeu Alverca, Salgueiros e Porto. Em seguida, foi para o Barcelona, onde atuou até 2008.
Do Barça, migrou para o Chelsea. Em 2010, foi emprestado ao Fluminense e, em 2013, encerrou a carreira no Rio.