
Terça-Feira, 01 de abril de 2025
Terça-Feira, 01 de abril de 2025
A saída de Mano Menezes do Fluminense, horas depois da derrota para o Fortaleza na estreia do Campeonato Brasileiro por 2 a 0, com gols de Lucero e Tinga, foi uma decisão tomada rapidamente pela diretoria. A reunião com o técnico aconteceu no hotel onde o clube estava hospedado em Fortaleza, após o jantar da delegação.
A diretoria tricolor optou pela troca por entender que o trabalho não estava evoluindo. A manutenção de um desempenho ruim após duas semanas de treinamentos teve grande peso na decisão.
O bate-boca com Thiago Silva dentro de campo, relatado pelo repórter André Pessoa na transmissão do Premiere, teve continuidade no intervalo. O zagueiro e o treinador discutiram abertamente no vestiário tricolor antes da volta para o segundo tempo. O bate-boca no vestiário foi noticiado primeiro pelo jornalista José Ilan e confirmada pelo ge.
A discussão entre Mano e Thiago Silva, no entanto, não foi o que mais pesou na decisão da diretoria para encerrar o trabalho. O clima com o elenco já não era dos melhores e piorou com a substituição de Serna aos 14 minutos de jogo neste sábado. Apesar de o treinador ter pedido desculpas ao atacante ainda no banco, a exposição gerada ao jogador criou um incômodo dentro do grupo de atletas, que não concordaram com a postura.
O próprio atacante colombiano já vinha se sentindo incomodado com a forma como era cobrado pelo treinador. Relatos de pessoas de dentro do clube indicam que ele sentia que era criticado de forma excessiva nos treinos e nas partidas, até mesmo após momentos de destaque, quando fez os gols que mantiveram o Flu na Série A em 2024 e na classificação no Carioca deste ano.
Segundo o ge apurou, existia também um incômodo do elenco com o modo como o treinador trabalhava. O principal deles era o futebol pouco ofensivo. Os jogadores demonstraram insatisfação por atacar pouco e ter pouca posse de bola.
Algumas mudanças feitas na escalação, sem deixar claro o motivo, também geravam incômodo. Caso do rodízio que vinha fazendo na lateral-direita entre Guga e Samuel Xavier, assim como o fato de confirmar a escalação mais em cima da hora da partida com mudanças em relação ao que vinha treinando ao longo da semana. Da mesma forma, outros atletas perderam espaço sem explicação, como o volante Facundo Bernal.
Marcão terá a missão de comandar o Fluminense, que viaja neste domingo diretamente para a Colômbia, na partida contra o Once Caldas, na próxima terça-feira (01), às 21h30, na primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
A direção tricolor não pretende escolher o substituto de forma apressada. A ideia é traçar o perfil que se entende necessário para o momento nos próximos dias, antes de fazer qualquer movimento.
![]()
Gabriel
![]() |
![]() ![]() |
965.449 |
![]()
Juninho Capixaba
![]() |
![]() ![]() |
889.132 |
![]()
Léo Ortiz
![]() |
![]() ![]() |
882.072 |
Mano Menezes foi anunciado pelo Fluminense no dia 1 de julho de 2024. O treinador comandou o clube na fuga contra o rebaixamento naquele ano. Ao todo, esteve à frente do time em 46 jogos. Foram 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas.
*GE