Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Esportes

Faltam cem! Objetivo de Cristiano Ronaldo, gol mil é possível? Veja o raio-x

Faltam cem! Objetivo de Cristiano Ronaldo, gol mil é possível? Veja o raio-x

(Imagem: Patricia DE MELO MOREIRA / AFP)

A marca que Cristiano Ronaldo buscou tanto até a Euro-2024, disputada em junho e julho, na Alemanha, chegou ontem. Com 34 minutos de partida contra a Croácia, pela primeira rodada do Grupo A da Liga das Nações, o craque foi às redes pela 900ª vez na carreira. O gajo completou cruzamento de Nuno Mendes, venceu o goleiro Livakovic, se emocionou e ganhou o carinho dos companheiros na comemoração. Foi o segundo gol na vitória portuguesa por 2 a 1.

O atacante já está na história como maior artilheiro do futebol em gols oficiais (contagem da Fifa) e como o jogador que mais marcou gols por seleções — ele chegou ao 131º por Portugal. Agora, após 900 gols, está perto de um feito ainda mais impressionante e inédito. O atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita, pode se tornar o primeiro jogador a alcançar a marca dos mil gols nesta contagem da Fifa.

O raio-x dos gols de Cristiano Ronaldo — Foto: Editoria de Arte
O raio-x dos gols de Cristiano Ronaldo — Foto: Editoria de Arte

O craque português alcançou os 900 com 1234 jogos na carreira, uma média de 0,72 gols por partida. Cristiano Ronaldo demorou quase três anos entre o gol 800, feito em dezembro de 2021, quando ainda atuava pelo Manchester United, e o 900.

Retorno ao caminho das redes na Arábia Saudita

 

A marca parecia ter ficado distante em 2022, quando ele perdeu espaço no Manchester United em meio a reformulação do time de Erik ten Hag e rescindiu o contrato com o clube inglês. Mas Cristiano reencontrou, na Arábia Saudita, o caminho das redes. No Al-Nassr, detém sua segunda maior média de gols na carreira — são 68 em 72 jogos e uma média de 0,91 por partida. Um ritmo que o faz sonhar com o milésimo.

— Vou chegar aos 1000 gols. Quero chegar a essa marca. Que idade terei nessa altura? Talvez 41, não sei. Por isso é que te disse que quero viver o presente, mas desde que não tenha lesões, o que para mim é o mais importante. É a maior marca que posso atingir no futebol, meu desafio é chegar lá — disse Cristiano Ronaldo, em uma conversa, no seu novo canal no YouTube, com o ex-zagueiro e amigo Rio Ferdinand.

Ele não estipulou uma data, mas acredita que aos 41 anos já terá batido a meta — atualmente, o craque português tem 39. Se mantiver a média de gols do Al-Nassr, o milésimo gol pode chegar em até três temporadas. No ritmo atual da carreira, em um cenário matemático, o camisa sete balançaria a rede 100 vezes em 110 jogos. O clube saudita disputa, no mínimo, 45 partidas por temporada — isso sem contar que o clube avance na Copa Saudita e na Champions League da Ásia.

Em atividade por Portugal

 

Caso siga em atividade na seleção portuguesa, os três anos terão partidas de Liga das Nações, Eliminatórias à Copa do Mundo e o próprio Mundial de 2026. Em entrevista recente, ele afirmou que não pensa em se aposentar da seleção por agora.

O possível recorde dos 1.000 gols passa pelos critérios da entidade máxima do futebol mundial, que considera apenas gols marcados em jogos oficiais e por isso desconsidera alguns tentos de Josef Bican, Gerd Müller, Arthur Friedenreich, Pelé, Ernst Wilimowski, Franz Binder, Romário e Túlio Maravilha, que em suas contagens pessoais, chegaram ao milésimo.

— Quero os 1.000 gols, mas com uma diferença: existirão vídeos de todos os 1.000 gols que eu marcar para que eu possa provar que marquei (risos). Se quiserem mais gols, mostro os que fiz nos treinos também — brincou o craque português.

Cristiano Ronaldo com prêmio que recebeu da Uefa — Foto: Valery HACHE / AFP
Cristiano Ronaldo com prêmio que recebeu da Uefa — Foto: Valery HACHE / AFP

Cristiano sempre foi um dos melhores jogadores do esporte, mas seu desempenho melhorou significativamente após os 30 anos. Antes do dia 5 de fevereiro de 2015, seu 30º aniversário, Ronaldo registrava 463 gols em 718 jogos. Depois, anotou 437 gols em 518 jogos, uma média de 0,83 por jogo nesses pós-30 anos.

No cálculo por esse ritmo, o português precisaria de mais 120 partidas para chegar ao milésimo. Com média de 57 jogos por ano desde que chegou aos 30, Cristiano poderia atingir os mil gols na carreira em pouco mais de dois anos.

*O Globo