Sexta-Feira, 27 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 27 de dezembro de 2024
Artur Jorge deu, ao menos, cinco entrevistas desde a derrota do Botafogo para o Pachuca, na Copa Intercontinental, no dia 11. Em nenhuma delas, o português bateu o martelo e garantiu a permanência no Alvinegro em 2025, apesar de ter mais um ano de contrato.
Já são 15 dias de indefinição em relação ao futuro do treinador, que quer um aumento salarial após o ano com os títulos da Conmebol Libertadores e do Brasileirão. O português e sua comissão técnica receberam bônus de R$ 17,1 milhões previstos em contrato pelas taças. Mesmo assim, há o desejo do estafe do técnico de aumentar os vencimentos mensais.
Artur recebeu contatos oficiais do Al-Rayyan, do Catar, que tem interesse na contratação, mas nenhuma proposta oficial chegou à mesa do Alvinegro até agora. O comandante tem contrato até dezembro de 2025 e a multa rescisória é de 2 milhões de euros (R$ 12,8 milhões).
John Textor e a diretoria do Botafogo entendem a posição, mas também querem valorizar o clube. A intenção do norte-americano era resolver tudo pessoalmente com o português, mas até agora essa conversa não aconteceu.
Desde então, Artur Jorge tem aparecido em meios de comunicação - principalmente em Portugal - e deixando o futuro em aberto. Ao ser perguntado sobre como será o 2025, o treinador tem deixado mais dúvidas do que respostas.
11/12/2024 - Vamos, primeiro, tentar digerir tudo isso. Volto a dizer, tivemos uma temporada extraordinária, de grande sucesso. Deixamos nosso nome na história do Botafogo, com títulos importantes como Libertadores e Campeonato Brasileiro. Nessa altura é importante discernirmos as emoções, para depois, racionalmente, tomar as decisões.
15/12/2024 - Tenho tudo em aberto. As propostas que existem, principalmente do mundo árabe, são muito tentadoras do ponto de vista financeiro, mas surgiram ainda antes do Peñarol (semifinal da Libertadores), são propostas que têm já algum tempo e nunca me debrucei muito sobre elas, porque queria ganhar títulos e tinha um foco muito grande na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Temos de pensar e ver como vamos decidir o futuro.
17/12/2024 - Para mim, muito pesa o projeto desportivo. De continuidade, ou de encontrar um projeto que me traga objetivos diferentes ou momentos de superação que me possam desafiar. Estar aqui hoje a ser reconhecido por um país inteiro é um momento ímpar. Mas essa será sempre uma questão a avaliar nos próximos dias. A temporada a janeiro de 2025 [no Brasil] começa rapidamente. Sobre as questões relacionadas com eventuais propostas, tivemos sim uma abordagem de Portugal para perceber qual era o ponto de situação.
23/12/2024 - Nesta altura o futuro está em aberto. Estaremos e estou a avaliar onde será o meu ano de 2025. Nesta altura, e depois de sair de Portugal, da minha zona de conforto, não é para mim problema onde quer que seja. É uma questão de projeto, que possa olhar para ele e identificar-me, saber que serei feliz e ter possibilidade de competir e lutar por títulos.
26/12/2024 - Vamos procurar estar inseridos em projetos vencedores, ganhadores. Tenho contrato com o Botafogo até 2025. Hoje é isto e o mercado ditará ou não se será ou não para começarmos uma nova temporada.
Algumas das declarações de Artur não são bem vistas no Botafogo. O clube já deixou claro que gostaria de continuar com o treinador. O Alvinegro se incomoda com a postura do português para com o lado externo, mas tem o interesse na renovação do vínculo.
Na segunda-feira da última semana, dia 16, o clube soltou uma nota explicando a posição sobre a situação envolvendo o treinador.
- O Botafogo não deu seu consentimento a nenhum clube para falar com nosso técnico e não recebeu nenhuma solicitação para tal. Artur Jorge é um dos técnicos mais bem pagos do futebol brasileiro. Com o sucesso esportivo na temporada atual, o treinador também receberá um generoso bônus previsto em contrato - escreveu.
- Como é protocolar em todos os assuntos relativos aos seus funcionários, esperamos que os próximos passos nesta questão sejam resolvidos internamente entre as partes envolvidas - completou.
*GE