Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Esportes

Folga, convocações e último 'respiro': como será a Data Fifa no Botafogo

Folga, convocações e último 'respiro': como será a Data Fifa no Botafogo

(Imagem: Vítor Silva/Botafogo)

Líder do Brasileirão e finalista da Conmebol Libertadores, o Botafogo entra no último período preparativo para as decisões por títulos em 2024. O time de Artur Jorge terá 10 dias de "respiro" para encarar os últimos seis jogos da temporada - ainda pode ser mais caso o Alvinegro seja campeão continental e vá ao Mundial.

Após o empate sem gols com o Cuiabá, no último sábado, o elenco recebeu quatro dias de folga, como de praxe em Data Fifa. Essa é uma prioridade para a comissão técnica para ter o elenco descansado em meio ao alto número jogos do calendário brasileiro, e na reta final da temporada se entende ainda mais necessária. A reapresentação está marcada para a próxima quinta-feira, no Espaço Lonier.

Botafogo, Nilton Santos, Cuiabá — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Botafogo, Nilton Santos, Cuiabá — Foto: Vitor Silva/Botafogo

A exceção ao descanso será para os seis jogadores convocados por diferentes seleções, caso do goleiro Gatito Fernández (Paraguai), o zagueiro Bastos (Angola), o meia Thiago Almada (Argentina) e os atacantes Savarino (Venezuela), Luiz Henrique e Igor Jesus (ambos pelo Brasil). Desses, cinco são titulares no time e devem ser bastante exigidos na reta final decisiva.

O conflito de datas, inclusive, incomodou Artur Jorge, que julgou ser um "absurdo" os atletas atuarem em um período de 24 horas entre o jogo da seleção e o que marca a volta do time aos jogos. O próximo jogo é no dia 20 de novembro, contra o Atlético-MG, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro - maior parte das seleções entram campo no dia anterior.

Com isso, a tendência é que o time esteja desfalcado para o confronto - ao menos nos 11 que iniciam. A "corda esticada" de jogadores importantes fará com que a comissão técnica prepare outras opções para essa reta final importante. E esse período da Data Fifa será fundamental para treinos táticos, importantes para dar entrosamento a diferentes jogadores que não vêm jogando juntos.

Artur Jorge em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Artur Jorge em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Internamente, também existe preocupação com possíveis perdas por lesão em virtude da alta exigência, seja pelos que foram convocados, quanto àqueles que vem atuando mais seguidamente. Na última coletiva de imprensa, Artur admitiu ter substituído os laterais Alex Telles e Vitinho por fadiga, contra o Vasco.

Até o jogo da final da Libertadores no dia 30 de novembro, também contra o Atlético-MG, serão três jogos pelo Brasileirão. O duelo "prévio" contra o mineiros no dia 20, contra o Vitória no dia 23 e a partida decisivo contra o Palmeiras, no dia 26, que pode encaminhar o título nacional, a depender dos resultados anteriores.

Ir para a final com o título conquistado seria outro motivador pela busca da América, conforme o treinador português falou em entrevista.

- Muito, claro (importante vencer o Brasileirão antes da final da Libertadores). (...) Prioridade não, até porque nós sabemos que são quatro pontos agora, não é? Nós temos uma margem curta de 4 pontos. Quando há 15 pontos em disputa, portanto, tudo pode acontecer, pode-se resolver na última rodada. Não sabemos. Se os outros perderem e nós ganharmos, conseguirmos chegar ao dia 30 já campeão. Extraordinário. Agora, vamos lutar por esse título até o fim e seguramente sem margem nenhuma para dúvidas.

*GE