Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A pausa na Data Fifa deu muito certo para o Fortaleza. Em dois jogos, duas vitórias. Com mais tempo de treino, Vojvoda viu o time vencer o Cruzeiro, fora de casa, por 1 a 0, e neste sábado (24) passar pelo o Atlético-MG de Felipão, por 2 a 1, na Arena Castelão.
O primeiro tempo não foi legal, é verdade, mas para as duas equipes. No segundo tempo, o Fortaleza foi letal: em curto espaço de tempo, marcou com Pochettino e Tinga e chegou aos 20 pontos na Série A, colando no G-4.
Sem Brítez, suspenso, Vojvoda optou por Benevenuto. Na frente, manteve Yago Pikachu na direita e colocou Pochettino na esquerda, com Lucero mais próximo. O Fortaleza tinha menos posse de bola no início. Porém o Galo, por mais que mantivesse a bola, também não tinha objetividade.
O Fortaleza demorou a tomar alguma atitude. Só aos 21 minutos Pochettino arriscou pela primeira vez e no centro do gol. O Leão conseguiu, aos poucos, controlar mais. Mas a zaga do Galo dificultava qualquer tentativa de chegada. Galhardo e Lucero foram pouco acionados e não tiveram chutes a gol no primeiro tempo, que no geral não teve emoção mesmo. João Ricardo e Everson apenas observaram e pouco trabalharam.
No segundo tempo, a estratégia de Vojvoda funcionou. O Leão conseguiu ser letal. Logo no início do segundo tempo, Huck conseguiu ameaçar duas vezes. Titi, que estava pendurado, levou amarelo e desfalca contra o Flamengo. Lembrando que Brítez volta de suspensão.
Em pouco tempo, o Leão conseguiu ser superior. Após cruzamento de Galhardo e desvio, Pochettino conseguiu chegar bem e marcar o gol. Foi o 5º gol do meia em 38 jogos em 2023, o 2º dele no Brasileirão. Depois, com assistência de Titi, Tinga chegou ao primeiro gol dele na Série A deste ano. Dava até para o fim de jogo ter sido mais fácil... Isso porque Alan Kardec, que entrou no lugar de Huck, diminuiu. Mas Vojvoda fez as alterações necessárias para segurar o resultado, mantendo a força dentro de casa.
O foco agora é o Palestino, na terça-feira, embora o Fortaleza já esteja classificado para as oitavas de final. Depois, o adversário fora de casa na Série A do Brasileiro é o Flamengo, no próximo sábado, em um jogo naturalmente difícil pela qualidade do adversário.
Antes do duelo deste sábado contra o Atlético-MG, ainda houve um momento de aproximação de Marinho, ex-Flamengo, com a torcida do Fortaleza, que demonstrou carinho e fez boa recepção ao atacante. Marinho só poderá jogar a partir de julho, na Série A e na Sul-Americana. Até lá, vai observar uma equipe que segue em evolução, mas que já tem uma solidez clara.
Marinho com a torcida do Fortaleza na Arena Castelão — Foto: Marta Negreiros / SVM
*GE