Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Gabriel Menino e Zé Rafael deixaram a zona de conforto no Palmeiras versão 2023. Enquanto um mudou de posição, o outro deixou de ser uma opção pontual para assumir a condição de um dos protagonistas do elenco.
A saída de Danilo no início da temporada mudou os planos de Abel Ferreira, que sem uma reposição precisou improvisar Zé Rafael na função de primeiro volante. Com isso, Gabriel Menino ganhou espaço e a vaga de segundo volante.
O balanço dos primeiros seis meses de 2023 pode ser considerado muito positivo. Zé Rafael, por exemplo, foi eleito o melhor em campo na vitória sobre o São Paulo, em clássico disputado no último fim de semana.
Gabriel Menino e Zé Rafael em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A dupla lidera as ações defensivas gerais do Palmeiras na temporada, além de Gabriel Menino ser o líder em interceptações e Zé Rafael o jogador com maior número de desarmes no elenco: 35.
A mudança mais nítida pode ser vista no desempenho de Gabriel Menino. O volante é quem mais atuou consecutivamente na temporada, com 32 jogos sem descanso. Além disso, esteve em campo em 61 das últimas 66 partidas do Palmeiras.
Atuando na sua posição de origem e sendo um importante alicerce criativo na ausência de Raphael Veiga, Gabriel Menino igualou os gols marcados por Zé Rafael nas duas temporadas mais positivas dele no quesito desde que chegou ao Palmeiras.
Gabriel Menino em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Com os sete gols marcados em 35 jogos no ano, Gabriel Menino vive a temporada mais artilheira desde que foi promovido ao elenco profissional. Em 2020, o volante marcou quatro, por exemplo, mas com 22 partidas a mais que disputou até o momento neste ano.
– Vou dizer para vocês o que disse para ele. É um jogador extraordinário, com capacidades incríveis, mas que não pode ter moral. Não pode. Tem que estar sempre com a faca aqui. E já ameacei ele. Ele empolga. É muito bom jogador, nos dá soluções para jogar em mais posições. Só que ele empolga. Tem que estar sempre puxando ele para a realidade, se não deixa de jogar o jogo coletivo – disse Abel após a conquista do título paulista sobre o Água Santa.
Outro número importante de Gabriel Menino e que ilustra o bom momento vivido no clube é o fato de ser o jogador formado na base do clube com mais gols em finais. Foram cinco até o momento: um na decisão da Copa do Brasil 2020, dois na Supercopa do Brasil 2023 e dois na grande final do Campeonato Paulista 2023.
Veja outros números de Gabriel Menino no Palmeiras:
*GE