Aguarde. Carregando informações.
Esportes

Grêmio é fatal contra o Palmeiras, quebra tabu e se afirma no G-4 do Brasileiro

Grêmio é fatal contra o Palmeiras, quebra tabu e se afirma no G-4 do Brasileiro

(Imagem: Lucas Uebel/Grêmio)

Ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, O Grêmio deixou claro que ainda tem pelo que brigar até o final da temporada. Na base da eficiência e da entrega, o time do técnico Renato Portaluppi foi fatal para conquistar uma vitória que não acontecia há sete anos e retomar a terceira posição do Brasileirão na noite desta quinta-feira.

O fantasma do Verdão está exorcizado na Arena. Depois de sete anos, o Tricolor voltou a sair de campo com o placar positivo diante dos paulistas, algo que não acontecia desde 2016.

Além disso, foi também a primeira vez que o Grêmio venceu o Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira. Desde que o técnico assumiu o clube, a equipe gaúcha ainda não tinha conseguido vencer.

Para isso, a receita gremista para superar o vice-líder do Brasileirão foi eficiência. A chance que teve, ainda no primeiro tempo, não desperdiçou. O lateral João Pedro pisou na área, recebeu e estufou a rede. Depois disso, não passou mais nada.

De volta pra casa, o Grêmio fez valer a força da sua torcida e manteve o bom rendimento como mandante. Na competição, foram 13 jogos em casa, dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota para o líder Botafogo. Aproveitamento de 82%.

- Se ficarmos só na Arena não vamos a lugar nenhum. Se tivermos essa concentração fora de casa, vamos buscar pontos e aí temos chance maior de brigar pelo título - afirmou Renato após a vitória.

Mas uma vez ficou evidente a mudança de postura do time do Grêmio quando está na Arena. Como visitante, a equipe mostra momentos de desconcentração e o próprio treinador já falou em falta de competitividade em alguns confrontos.

Contra o Palmeiras, o comportamento do Tricolor foi bem diferente dos dois jogos anteriores, contra Bragantino e Corinthians. O time foi fatal na frente. Quando teve a chance de fazer o gol, não decepcionou.

Mas mais do que a competência, o Grêmio também suportou a pressão. O Palmeiras foi para cima do Grêmio, criou as chances, mas o time de Renato sofreu e conseguiu segurar o resultado.

- O Palmeiras dominou mais pela necessidade de pelo menos empatar, mas soubemos sofrer. Às vezes é necessário sofrer. Sofremos, mas o mais importante foi conseguir os três pontos e recuperar o terceiro lugar - celebrou o comandante.

João Pedro chuta para fazer o gol do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

João Pedro chuta para fazer o gol do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Com a vitória, o Tricolor fica com apenas um ponto atrás do Palmeiras. Além disso, retoma a terceira posição, que havia perdido depois das vitórias de Bragantino e Fluminense. Com 43 pontos, o time se afirma cada vez mais no G-4 do Brasileirão, algo essencial para quem busca vaga direta na Conmebol Libertadores.

No entanto, o sonho de brigar pelo título do Brasileiro ainda está vivo no imaginário dos jogadores. Enquanto a chance matemática existir, o Grêmio estará vivo e se coloca nesta disputa. Agora, secar o Botafogo, para que os cariocas empilhem tropeços.

*GE