Sábado, 30 de novembro de 2024
Sábado, 30 de novembro de 2024
A volta de Luan ao Grêmio, concretizada com o desembarque do jogador em Porto Alegre, contou com alguns elementos para a retomada de uma relação antiga que deu certo. O atacante assinará contrato com o clube até o fim desta temporada, mas há cláusulas para uma renovação ao final do vínculo, embora os detalhes para que ocorra a permanência sejam mantidos em sigilo.
Concluído o negócio e em Porto Alegre, pessoas próximas relatam um Luan empolgado e ansioso por voltar a vestir a camisa do Grêmio. Nesta quinta-feira, ele esteve no CT Luiz Carvalho para realizar exames médicos. Conforme ouvido pelo ge, Luan está pronto para jogar. Imagina-se, porém, que o técnico Renato Portaluppi irá prepará-lo de maneira especial.
O atacante, aliás, tranquilamente retomou a camisa 7. Nathan, que vestia o número, fez contato com o vice de futebol Antônio Brum e se dispôs a ceder o número para o novo companheiro. Renato já havia dito a Luan em uma ligação que o camisa estaria o esperando em Porto Alegre.
O desejo do retorno partiu essencialmente de Luan e do empresário Paulo Pitombeira. Em baixa no Corinthians, sabendo que não seria aproveitado em 2023, o atacante entendeu que no Grêmio poderia ter o contexto correto para voltar a jogar em alto nível. Procurava um local tranquilo para o recomeço.
Foram mais de seis meses treinando separado, além de questões extracampo, como a agressão sofrida por torcedores em um motel em São Paulo. No turno inverso aos trabalhos no Corinthians, Luan fazia trabalho específico na 4Perform e tinha acompanhamento com endocrinologista na Clínica Ferraz, em São Paulo.
Há mais de 20 dias, no dia anterior às agressões, os contatos entre as partes esquentaram. Luan manifestara vontade de voltar em janeiro e seguia com interesse em jogar no Grêmio. Pitombeira ligou para o presidente Alberto Guerra para explicar o trabalho feito pelo jogador e o cuidado da equipe multidisciplinar.
O jogador queria uma oportunidade e entendia que o time gaúcho era o lugar certo, por ter sido onde viveu sua melhor fase na carreira. Foram quatro ligações nas últimas semanas com Renato para passar as suas condições e a vontade de atuar no Grêmio. Além das inúmeras mensagens trocadas.
A transferência esfriou em determinado momento, e o Tricolor recuou. O clube precisou de relatórios da situação física do atleta. Foi Pitombeira também a colocar os profissionais de Luan em contato com os integrantes da comissão técnica do Grêmio. Passado esse obstáculo, faltava a rescisão com o Corinthians
No último domingo, Luan chegou definitivamente a um acordo de rescisão contratual com o Timão, com quem estaria vinculado até o fim deste ano. Após idas e vindas, o Grêmio voltou à carga pelo retorno do atacante e retomou o casamento.
Para vestir a camisa gremista novamente, porém, Luan teve de abrir mão de R$ 5 milhões a receber do Corinthians. Além dos valores, teve de baixar drasticamente a parte salarial. A redução ultrapassa 90% em relação ao que recebia no clube paulista. Chegou ao Grêmio em um patamar baixo.
Mais do que dinheiro, o atacante desejava uma nova chance na carreira, com a certeza de que no Grêmio haveria o acolhimento necessário. A prova foi a recepção ao jogador no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Cerca de 200 gremistas foram saudar o ídolo e dar o abraço o camisa 7.
Luan recebeu o carinho de cerca de 200 gremistas presentes e retribuiu com gestos de reverência aos tricolores. Os agentes Marcelo Pettinati e Leandro Rodrigues acompanharam o jogador para finalizar os trâmites burocráticos em Porto Alegre. O ex-jogador e empresário Paulo Roberto conduziu a comitiva para o CT Luiz Carvalho.
Luan desembarca em Porto Alegre para assinar com o Grêmio — Foto: Tomás Hammes
O entorno de Luan, conforme relatado ao ge, ressalta que ele nunca esqueceu o que clube fez por ele, e que a maneira de retribuir é tentando mostrar outra vez o talento que lhe rendeu título com o time e o prêmio de Rei da América.
Renato Portaluppi também foi peça-chave no desfecho positivo da nova relação entre Grêmio e Luan. O treinador nunca escondeu que conversava com o atleta. Sincero, disse que o atacante esteve no fundo do poço. Mas o retorno ao Tricolor o tira de lá.
Os próximos passos da relação serão acompanhados de emoção. E só o futuro vai contar como os capítulos serão escritos na história.
*GE