Terça-Feira, 19 de agosto de 2025
Terça-Feira, 19 de agosto de 2025
Estudante defendeu também o Minas Tênis e tem títulos importantes na base
O atleta e estudante João Pedro, do Colégio Maria Montessori, é presença confirmada na fase estadual dos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal). Ele tem apenas 16 anos, mas vem escrevendo uma história interessante no vôlei de base. Já passou pelo Minas Tênis Clube, uma das principais equipes do país, e foi convocado até para a seleção brasileira, onde conquistou o Sul-Americano Sub-17.
O alagoano João conheceu o voleibol com pouca idade, ainda criança. Ele contou ao ge como foi seu início no esporte e lembrou passagem pelo CRB.
- Com nove anos, comecei a me interessar pelo esporte, brincava de jogar, mas nunca levei a sério. Durante a pandemia, comecei a jogar com meu pai no quintal de casa, sem rede, sem nada, apenas um ataque e defesa. Com o tempo e a flexibilização da pandemia, pude treinar na quadra do meu condomínio e voltei a treinar no Montessori com o professor Jean. Daí em diante, fui indicado a jogar no CRB e tudo começou a fluir.
Depois, rapidamente, o atleta deu saltos importantes no esporte.
- Após treinar um certo período com o professor Jean Tavares no Colégio Maria Montessori, fui indicado por ele para treinar no CRB e, de lá, após um ano e meio, parti para jogar no Minas Tênis Clube, onde após dois meses de treinamento fui chamado para o laboratório da seleção brasileira. Passado o laboratório, fui convocado e disputei o Sul-Americano de clubes no qual nos sagramos campeões.
João Pedro com 14 anos ,quando começou a se destacar nos campeonatos em Alagoas — Foto: João Pedro/Arquivo pessoal
João foi para o Sudeste do país atuar no Minas em 2023, com 14 anos. No período em que jogou no clube mineiro, ele ganhou títulos expressivos, como o estadual nas categorias sub-16, 17 e 19, e o Brasileiro Interclubes sub-17 e 19, além de ter conquistado o Campeonato Brasileiro de Seleções sub-18 com Alagoas. Ele comentou como foi estar entre os melhores do país.
- É uma sensação única, você nunca para de evoluir, independentemente do momento. Conviver com caras que são melhores, mais experientes e mais maduros no voleibol é essencial pro desenvolvimento de qualquer atleta, isso possibilita uma evolução rápida e constante. O fato de estar ao lado também de grandes jogadores no período de seleção é uma experiência fantástica, ver seus ídolos e pessoas que você admira estando ao seu lado, e defendendo o mesmo propósito, é incrível - contou João, continuando:
- Além do fato de passar por técnicos de alto rendimento e vitoriosos na carreira. Eles ajudam no desenvolvimento profissional. Há também grandes equipes de profissionais que possibilitam a melhor desempenho do jogador e ajudam no desenvolvimento físico, como preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos e assistentes.
O bom desempenho de João rendeu ainda prêmios individuais. Ele foi eleito o melhor oposto do Brasileiro Interclubes sub-17, além de ter sido considerado o jogador destaque do Minas nas categorias sub-16 e 17, em 2023 e 2024, respectivamente.
Este ano, João retornou a Maceió e está na disputa do Jeal na categoria juvenil masculino pelo Montessori.
- Agora, nessa nova fase do Jeal, espero que o time possa cada vez ficar mais unido e entrosado para podermos enfrentar melhor os adversários e chegar a uma possível final.
A etapa estadual de vôlei no Jeal começa a partir do dia 14 de junho. Na véspera, os colégios do interior chegam a Maceió e se concentram para a fase decisiva da competição.
*GE/AL