Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O Corinthians fecha a semana livre para treinamentos neste sábado, com um jogo-treino contra a Portuguesa, no CT Joaquim Grava. Será a última atividade antes da folga de domingo para o elenco e, nela, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá metas e desafios a cumprir. Abaixo, o ge traz um panorama.
O primeiro grande desafio para Luxemburgo é achar o substituto ideal para Renato Augusto, que trata de uma contratura muscular na panturrilha esquerda e não estará à disposição para o duelo contra o Santos, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira. O camisa 8 tem sido desfalque frequente.
Aos 35 anos, Renato fazia o seu 17º jogo na temporada quando teve o problema na panturrilha e precisou ser substituído contra o Cuiabá. Neste ano, ele sofreu dois problemas no joelho direito: em março, um estiramento no ligamento colateral medial, enquanto em abril a lesão no menisco exigiu uma artroscopia. A volta foi contra o Fluminense, em 28 de maio.
Dessa forma, achar um nome para substituí-lo é uma necessidade não só para o clássico, mas, principalmente, para o segundo semestre. O jovem Matheus Araújo é um meia de ofício e pode assumir o posto, mas há opções: o meia Giuliano, o atacante Adson ou até Pedro e Guilherme Biro, opções mais ofensivas.
Luxemburgo também precisa definir qual será seu esquema tático para o decorrer da temporada. O "jogo do ano" do Corinthians foi contra o Atlético-MG, com uma escalação taticamente bem diferente da habitual, com uma linha de três zagueiros. Acabou dando muito certo, e a tendência deve ser mesmo essa para o decorrer de 2023.
O problema é que logo de cara, já neste jogo contra o Santos, o Timão não terá Bruno Méndez à disposição. O zagueiro, que tem atuado como um homem de defesa aberto pela direita, está com a seleção uruguaia para a disputa de amistosos e não enfrenta o Peixe.
Há também o desfalque de Renato Augusto, como já citado, peça fundamental para o meio-campo da equipe funcionar. Assim, ainda não é possível saber quais tipos de alteração fará Luxemburgo no time titular e nem se manterá o esquema com três zagueiros usando Caetano, Gil e Murillo.
Quando foi contratado, Luxemburgo tinha como missão resgatar a motivação, concentração e entrega do elenco para engatar sequência de vitórias e, enfim, trazer dias de mais alegria à torcida. Houve o diagnóstico de que o time era, por vezes, abatido e pouco destemido.
Na temporada, o Corinthians teve apenas uma sequência de três vitórias, pelo Paulistão, bem no começo do ano. Depois, não conseguiu mais engatar bons jogos em linha. Assim, esse segue sendo o desafio de Luxa, principalmente depois da eliminação com uma rodada de antecedência na Conmebol Libertadores, com um 3 a 0 aplicado pelo Independiente Del Valle.
O treinador tem por obrigação definir qual será a postura de seu elenco em relação à Copa Sul-Americana, já que o Timão está a um empate de confirmar a vaga no torneio, contra o Liverpool, no próximo dia 28 de junho, e Luxa chegou a dizer que o elenco não suporta três competições.
É do experiente treinador a missão definir qual o norte desse elenco em 2023.
*GE