Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Esportes

Messi melhora números no PSG, mas se despede sob vaias e relação fria

Messi melhora números no PSG, mas se despede sob vaias e relação fria

(Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

Messi fez uma segunda temporada no Paris Saint-Germain melhor do que a primeira, mas deixa o clube francês sendo alvo principalmente de vaias dos ultras do PSG e em meio a uma relação arranhada nos últimos meses. A derrota para o Clermont, no Parque dos Príncipes, pelo Campeonato Francês, no último sábado, foi o último jogo do craque argentino pelo time parisiense.

Messi deu 20 assistências em 2022/23, sendo, nesse quesito, a sexta melhor temporada da carreira e a segunda melhor entre as últimas sete. Marcou 21 gols em 41 jogos, sendo o vice-artilheiro do PSG, atrás somente de Mbappé (41). Ainda foi o quarto jogador do elenco com mais minutos em campo (3.636), à frente inclusive do companheiro de ataque (3.564), ídolo do clube, e atrás de Donnarumma (4.310), Sergio Ramos (3.701) e Marquinhos (3.642). Em 2021/22, o camisa 30 havia anotado 11 gols e 14 assistências em 34 jogos.

+ Técnico do PSG critica vaias a Messi: "Surreal"

A bronca é que os números de Messi não ajudaram o PSG a conquistar a tão sonhada Champions League. Tal qual aconteceu no ano passadoas vaias contra o argentino se intensificaram após a eliminação do clube nas oitavas de final da Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique. Desde então, os ataques dos ultras se tornaram rotina no Parque dos Príncipes.

Messi é vaiado antes de seu último jogo pelo PSG

Messi ainda protagonizou um episódio, em maio, que desagradou tanto o clube quanto a torcida. Ele chegou a ser suspenso pelo PSG por ter feito uma viagem não autorizada à Arábia Saudita - tratava-se de um compromisso como embaixador do turismo no país do Oriente Médio -, após a derrota em casa para o Lorient, por 3 a 1, no Campeonato Francês. Ele se desculpou e foi liberado antes do prazo inicial da punição, mas voltou a ser vaiado no jogo seguinte no Parque dos Príncipes, contra o Ajaccio.

Messi jamais contra-atacou diretamente as vaias da torcida, e sim passou a ignorá-la. Se tornou comum ele não participar das saudações à arquibancada depois das partidas. Depois de ouvir as vaias na festa pelo título do Campeonato Francês, inclusive quando foi anunciado o jogador com mais assistências (16) na liga, foi direto para o vestiário, sem participar da volta olímpica no Parque dos Príncipes.

A única manifestação de Messi sobre o encerramento da passagem pelo PSG, até o momento, ocorreu dentro do comunicado oficial do clube:

Gostaria de agradecer o clube, a cidade de Paris e suas pessoas por esses dois anos. Desejo a todos vocês o melhor para o futuro"
— Declaração de Messi em comunicado oficial do PSG sobre saída do argentino

Messi fez 75 jogos com a camisa do PSG, tendo somado 32 gols e 34 assistências. Ele conquistou o Campeonato Francês nas duas temporadas no clube e levantou também um troféu da Supercopa da França.

O futuro de Messi segue em aberto e, segundo a imprensa europeia, três são as principais possibilidades. O Barcelona faz esforços financeiros para ter de volta o ídolo. Outros grandes interessados são Al-Hilal, da Arábia Saudita, com sua proposta bilionária e que até já teria estipulado data para anunciar o craque; e o Inter Miami, da MLS, dos Estados Unidos.

*GE