Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Esportes

Mirian Monte relata sua rotina no comando do CSA: 'Dividimos obrigações'

Mirian Monte relata sua rotina no comando do CSA: 'Dividimos obrigações'

(Imagem: Ascom/CSA)

Presidente do CSA, Mirian Monte contou ao ge como é a sua rotina de trabalho para comandar um clube que viveu uma crise política no início do ano e precisa lidar com uma dívida de R$ 20 milhões. Ela assumiu o comando em março e conquistou o título da Copa Alagoas, abrindo espaço para o time voltar à Copa do Brasil em 2025.

Mirian disse que, para o CSA ser bem gerenciado, é fundamental que a diretoria e o departamento de futebol funcionem com entrosamento.

- A minha rotina aqui no CSA consiste em manter, jogando junto, correndo junto, vestindo a camisa, dois times: o time da diretoria, que trabalha de forma autônoma e também ao mesmo tempo compartilhada. Nós divididos obrigações, ônus, bônus, as dificuldades, porque o CSA passa por um momento de reconstrução nas esferas política, financeira, administrava. E manter esse time funcionando, entrosado, é tão desafiador quanto manter o time dentro de campo, participando de todos os campeonatos - comentou Mirian, acrescentando:

- E, para o ano que vem, graças a Deus, conseguimos garantir um calendário completo. Então, já iniciamos todo planejamento para 2025 e esse ano de 2024 nós conseguimos êxito, mantendo esses dois times trabalhando de forma entrosada.

Mirian disse que o ano ainda está sendo difícil para o CSA, até pelas questões financeiras. Mas, por outro lado, foi evitada em campo a catástrofe que seria a queda para a Série D.

- A manutenção na Série C no momento que vive o CSA, foi, sim, um grande feito de toda a diretoria. Agora, (nos bastidores) temos que continuar administrando um clube que está em recuperação judicial. Nós temos fortalecido os setores técnicos do clube, jurídico, contábil, financeiro, e a minha preocupação passa por todas essas esferas.

Segundo Mirian, é fundamental estar presente em todas as áreas do clube, observando, conversando com cada setor, para manter o CSA nos trilhos.

- Acompanho todas essas áreas e também o futebol. Estou presente no dia a dia do futebol, e isso não é simples, tá? Primeiro porque o fato de ser mulher, mesmo que se diga que é bobagem... Isso, no mundo do futebol, é muito desafiador, porque é um meio que sempre foi dominado pelos homens. E estar no dia a dia do futebol, participando, vendo a evolução, acompanhando o trabalho de comissão técnica, dos atletas, de todo o estafe, me rende muitas críticas. Se estou no dia a dia, sou criticada. "Ah, porque aí não é lugar de mulher. Se não estou no dia a dia: "Ah, ela não está aí acompanhando os bastidores, e pode ser que não dê certo" - explicou Mirian, completando:

- Como eu vou ser criticada fazendo ou não fazendo, prefiro seguir minhas convicções. Então, estar presente, estar consciente de todos os processos que estão sendo desenvolvidos, faz parte da minha convicção. Acredito que foi isso que fez com que a gente conseguisse superar uma estatística que nos dizia que estávamos com 92% de risco de rebaixamento e terminamos a segunda perna da Série C como líderes da competição. Infelizmente, por um dois pontos, não conseguimos chegar à segunda fase, mas estamos fazendo o planejamento para que consigamos obter o êxito esportivo, no Campeonato Alagoano, na Série C, na Copa do Brasil e na pré-Copa do Nordeste.