Aguarde. Carregando informações.
Esportes

Mudanças de Zubeldía e volta de Alisson mostram caminho para o São Paulo tentar embalar

Mudanças de Zubeldía e volta de Alisson mostram caminho para o São Paulo tentar embalar

(Imagem: Marcos Ribolli)

A vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Criciúma, na quinta-feira, mostrou ao técnico Luis Zubeldía um caminho de tranquilidade a ser seguido. A volta de Alisson ao time titular e mudanças promovidas pelo treinador deram qualidade ao Tricolor na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis. O time volta a campo no domingo, às 16h, contra o Bahia, novamente em casa.

O volante, jogador com mais partidas nesta temporada (30), empatado com Luciano, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não enfrentou o Vasco na derrota por 4 a 1, sábado, em São Januário. Em apenas um minuto, ele fez um golaço no Morumbis e mostrou por que é tão importante.

Em busca de soluções depois de quatro jogos sem vencer, Zubeldía também promoveu outras mudanças. O atacante Ferreira entrou no lugar de Nestor, com dores na coxa esquerda, e Arboleda e Luciano recuperaram suas posições depois de serem preservados contra o Vasco por desgaste físico.

A primeira (e talvez mais importante) mudança contra o Criciúma foi não ter poupado nenhum jogador. No início desta semana, a diretoria conversou com a comissão técnica sobre a importância de o São Paulo ser mantido na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Depois das quatro partidas sem vitórias, o time tinha caído para o nono lugar - agora, está em sétimo.

Zubeldía entendeu que também precisava dar mais atenção ao Brasileirão antes do recomeço das copas (Libertadores e Copa do Brasil) e escalou força máxima. Contra Cuiabá e Vasco, o treinador havia preservado titulares com receio de lesões musculares. Em campo, o resultado foi ruim.

Zubeldía em São Paulo x Criciúma — Foto: Marcos Ribolli

Zubeldía em São Paulo x Criciúma — Foto: Marcos Ribolli

O que também mudou foi a postura dos jogadores do São Paulo.

Alvo de críticas até de um de seus líderes, o volante Luiz Gustavo, que falou em "lição de humildade" depois da derrota para o Vasco, o elenco mostrou foco e mais concentração para entrar em campo na última quinta-feira. Bem diferente do que havia sido visto nas duas rodadas anteriores.

Taticamente, Luis Zubeldía escalou o São Paulo de uma maneira mais ofensiva do que antes. Ferreira ganhou a vaga de Nestor, sendo mais um atacante para pressionar o Criciúma. Do lado direito, Lucas deu muito trabalho com jogadas de velocidade.

Zubeldía também alterou a maneira como os laterais se posicionaram na fase ofensiva da partida. Para que os pontas pudessem jogar bem abertos, Welington e Igor Vinicius apareceram em diversos momentos tentando construir por dentro, mais perto de Luciano.

São Paulo, então, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Resta saber se encontrou o caminho da tranquilidade, mesmo que com alguns sustos, como a falha infantil do goleiro Jandrei nos minutos finais no Morumbis e que gerou o gol do Criciúma.

*GE