Aguarde. Carregando informações.
Esportes

No jogo da entrega da taça, Cruzeiro vira nos acréscimos e rebaixa o CSA à Série C

No jogo da entrega da taça, Cruzeiro vira nos acréscimos e rebaixa o CSA à Série C

(Imagem: Gilson Junio/AGIF)

O CSA bem que tentou colocar água no chopp cruzeirense e se livrar da degola. Porém, diante de casa cheia, o Cruzeiro buscou o resultado nos últimos minutos, em uma partida que parecia caminhar para o triunfo alagoano. Foi a equipe de Maceió que saiu na frente, com Lourenço. Ainda no primeiro tempo, Geovane Jesus empatou. O segundo tempo reservou minutos emocionantes. O CSA voltou a ficar em vantagem, aos 35, com Lucas Barcelos. O resultado livrava o time alagoano da degola. Porém, Rômulo e Luvannor, nos minutos finais, viraram o placar, garantindo a festa cruzeirense para mais de 60 mil pessoas, no Mineirão, e o rebaixamento do CSA.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi bastante movimentada no Mineirão. O Cruzeiro, como mandante, tentou impor seu estilo de jogo. Pressionou no campo do adversário, teve volume jogo e criou chances que fizeram Marcelo Carné, goleiro do CSA, trabalhar. No entanto, foi o time alagoano que abriu o placar, aos 21 minutos, com um chute de Lourenço, em falha de Rafael Cabral. O gol deixou o Cruzeiro um pouco nervoso em campo, mas a Raposa seguiu pressionando. Aos 39, Geovane, de cabeça, fez o gol do empate cruzeirense. Os donos da casa chegaram a marcar o segundo gol, que foi anulado. Bruno Rodrigues mandou para as redes, mas Edu, que participou do lance, estava impedido.

Segundo tempo

O CSA voltou do intervalo pressionando o Cruzeiro. Aos seis minutos, Rodrigo Rodrigues quase fez o segundo do time alagoano. Logo em seguida, Rafael Cabral fez grande defesa, salvando a Raposa. Jajá e Matheus Bidu responderam pelos donos da casa, assustando a defesa do CSA. Pouco depois, o atacante Osvaldo chutou de longe, e a bola passou perto do travessão cruzeirense. Aos 35, Willian Oliveira perdeu a bola na intermediária, e Lucas Barcelos recebeu na área para fazer o segundo da equipe de Alagoas. Quando o resultado parecia encaminhado, Rômulo apareceu na área para empatar novamente a partida, aos 43 minutos. Nos acréscimos, Luvannor invadiu a área adversária e decretou a vitória cruzeirense, rebaixando o adversário.
Ronaldo, o "Craque do Jogo"
Depois da partida, Fenômeno recebeu o troféu como homenagem pela campanha que levou o Cruzeiro de volta à Série A. O ex-jogador afirma que assumir a gestão do clube, que está de volta à Série A, foi um dos maiores desafios da carreira.
Ronaldo Fenômeno recebe troféu do "Craque do Jogo"

Ronaldo Fenômeno recebe troféu do "Craque do Jogo" (Foto: Gabriel Duarte/ge)

Campeão de forma antecipada, desde a 32ª rodada da competição, o Cruzeiro encerra a Série B com 78 pontos, na primeira colocação da tabela. Já o CSA acaba rebaixado, com 42 pontos, ficando com o 17º lugar. Clique aqui e confira a classificação final da Série B 2022.

Rebaixado com direito a provocação
O resultado diante do Cruzeiro provocou o rebaixamento do CSA à Série C do Campeonato Brasileiro. O Novohorizontino, que também corria risco de cair, derrotou o Operário, no Paraná, e se livrou da degola. Pior para o time alagoano, que se juntou a Náutico, Operário e Busque para disputa da Terceirona nacional em 2023. Os cruzeirenses não perdoaram o réves do adversário e provocaram o rival fazendo aquela famosa ligação: "Fala Zezé".
Cruzeiro x CSA

Cruzeiro x CSA (Foto: Gilson Junio/AGIF)

E ainda tem $$$$
Cruzeiro vai receber R$ 2,5 milhões da CBF pelo título da Série B. Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confirmou que clube mineiro terá compensação financeira.
Recorde em casa cheia
No último jogo do ano, a torcida do Cruzeiro bateu o próprio recorde de público no ano e registrou 61.291 presentes na vitória, de virada, por 3 a 2, diante do CSA, neste domingo, pela última rodada da Série B.
Torcida do Cruzeiro lotou o Mineirão no jogo contra o CSA

Torcida do Cruzeiro lotou o Mineirão no jogo contra o CSA (Foto: Staff Imagens / Cruzeiro)Jogadores do Cruzeiro posam para foto antes da partida contra o CSA

Jogadores do Cruzeiro posam para foto antes da partida contra o CSA (Foto: Gilson Junio/AGIF)

Agenda

Com o término da Série B, os jogadores do Cruzeiro entram de férias a partir desta segunda-feira. O elenco se reapresenta na Toca da Raposa no dia 7 de dezembro, quando inicia as atividades de pré-temporada. A direção do CSA ainda não divulgou a programação da equipe após o encerramento do campeonato.

*GE