Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de maio de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Esportes

No palco do Mundial, Brasil tem primeiro teste do ano de olho em vaga olímpica por equipes

Com times fortes, país disputa tradicional torneio amistoso em Stuttgart

No palco do Mundial, Brasil tem primeiro teste do ano de olho em vaga olímpica por equipes

(Imagem: Divulgação/CBG)

O clima já de Mundial, afinal Stuttgart vai receber em outubro a principal competição do ano na ginástica artística. Mas desta vez é só uma prévia, um primeiro teste para as equipes brasileiras que vão buscar a vaga olímpica no Mundial. A partir desta sexta-feira, o Brasil disputa a DTB-Pokal, tradicional torneio por equipes.

- Este é o primeiro evento por equipes do ano e utilizaremos como preparação da seleção visando o Campeonato Mundial, que também é pré-olímpico, e que acontecerá também em Stuttgart - disse Francisco Porath Neto, um dos treinadores da seleção brasileira feminina.

A equipe feminina do Brasil vem forte. Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Rebeca Andrade são finalistas olímpicas e se juntam a Carolyne Pedro e Thaís Fidelis, quarta colocada no solo do Mundial de 2017.

O time masculino é liderado pelo campeão olímpico Arthur Zanetti e ainda conta com Francisco Barretto (finalista olímpico) e Caio Souza (finalista nos Mundiais de 2017 e 2018). Para completar o grupo, dois jovens talentos: Bernardo Actos volta à seleção depois de se recuperar de lesão e o calouro Tomas Rodrigues faz sua estreia.

- Teremos a primeira preparação para o Mundial e, além disso, será uma oportunidade para jovens ginastas poderem disputar uma competição deste nível, já visando a composição de um grupo maior de atletas para os Jogos Olímpicos de 2020 - disse Marcos Goto, um dos treinadores da seleção masculina.

As classificatórias da DTB-Pokal vão ser realizadas nesta sexta-feira. As quatro melhores equipes em cada gênero avançam às finais. A decisão feminina vai ser no sábado, e a masculina no domingo. O formato é parecido com o do Mundial, que neste ano vai distribuir nove vagas olímpicas em cada disputa por equipes - China, Rússia e Japão já estão classificados no masculino; Estados Unidos, Rússia e China já têm vaga no feminino.

- Para a seleção será muito bom começarmos por esta competição, pelo fato de ser parecida com o Mundial. Tem a final por equipes com dois atletas, duas notas. Além de ter várias equipes muito fortes. Para nós é muito bom participar da DTB para testar as séries de cada um e alinhar a equipe também - disse o campeão olímpico Arthur Zanetti.

Programação em Stuttgart

Sexta-feira (15/10)
5h - Classificatória por equipes feminina DTB-Pokal
h30 - Classificatória por equipes masculinas DTB-Pokal

Sábado (16/10)
8h15 - Copa do Mundo individual geral masculina - SporTV 2
12h - Final por equipes femininas da DTB-Pokal

Domingo (17/10)
8h15 - Copa do Mundo individual geral feminina (Simone Biles e Carol Pedro) - SporTV 3
11h - Final por equipes masculinas da DTB-Pokal

*Globo Esporte

Comentários