Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Mineiro de Janaúba, o técnico Hélio dos Anjos teve uma carreira curta como atleta profissional. Goleiro, ele defendeu apenas três times entre as décadas de 70 e 80: Flamengo, América-MG e Joinville.
Campeão mundial com o Rubro-Negro, o alagoano Peu chegou ao Flamengo em janeiro de 1981 e, por pouco, não atuou com Hélio. A saída do goleiro do Fla se deu em 1980, mas o camisa 10 lembra bem como era o técnico do CRB quando atuava.
- (O Hélio dos Anjos) Era bom um goleiro. Não chegou a se firmar como goleiro titular no Flamengo porque tinha muita gente boa por lá, como Cantareli, Raul Plassmann e Renato.
Peu assegura que o fato de jogar em poucas equipes comprova a qualidade de Hélio. Ele tem até uma teoria sobre isso.
- Goleiro nos anos 1970/80, quando jogava em poucos times, era porque era bom. Quando era ruim, os caras liberavam logo. A mesma coisa era centroavante. Se o cara não fizesse gols, era logo mandado embora. Como não tinha multa rescisória naquela época, só ficava por muito tempo nos clubes quem era bom de verdade.
Carreira de técnico
A carreira de atleta de Hélio dos Anjos foi curta, mas como treinador a ficha é extensa. O técnico, de 66 anos, já comandou Joinville, Avaí, Catanduvense, Juventude, Vitória, Ceará, Sãocarlense, Novorizontino, Náutico, Santo André, XV de Piracicaba, Athletico, Remo, Goiás, Sport, Grêmio, América-MG, Vasco, Guarani, Gama, Paysandu, Fortaleza, São Caetano, Vila Nova, Atlético-GO, Figueirense, Caxias, ABC, Ponte Preta e CRB.
Fora do Brasil, Hélio treinou a seleção da Arábia Saudita, o Al-Nasr, dos Emirados Árabes, Najran-SC, Al-Faisaly FC e Al-Qadisiyah, esses da Arábia Saudita.