Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O Coringa voltou a executar seu melhor futebol - e os adversários - a partir da reedição da parceria com Jorge Sampaoli, treinador de seu ápice na Europa, no Olympique de Marseille. Com a chegada do novo comando, Gerson passou a fazer gols e dobrou o número de assistências em 2023.
No sexto mês de sua segunda passagem pelo Flamengo, Gerson é visto no Ninho do Urubu como referência técnica e no aspecto da liderança. Em entrevista à FLA TV, Jorge Sampaoli o tratou como um jogador responsável por fazer o restante do time a se comportar da forma que o treinador deseja. Ou seja, o jogo do treinador obrigatoriamente passa pelos pés e pela postura
- Falei para levá-lo para o Olympique, e o primeiro contato que tive com ele foi muito ruim porque ele jogava de outra forma. Terminou jogando de forma espetacular na França. Para nós, é importante que Gerson possa transmitir essa forma de jogar: posicional, com altura e com vértices. Também para que a gente saiba o seguinte: falam em três ou dois zagueiros. Não. Nós vamos atacar com seis e às vezes com sete. Não vamos atacar com menos de seis.
Sob comando do treinador, o Gerson marcou os três gols que tem nessa temporada. Já foram 11 partidas com o argentino, em que o meio-campista também deu quatro assistências. Tal número dobra o desempenho da parte anterior da temporada, quando o jogador acertou dois passes para gols em 16 jogos.
Apenas uma das assistências foi com Vítor Pereira, no Fla-Flu da Taça Guanabara. A outra foi sob orientação de Mário Jorge, nos 3 a 0 sobre o Coritiba.
O volante também aumentou o número de finalizações e chances criadas, fruto da liberdade que o atleta ganhou no novo estilo de jogo rubro-negro. O Gerson de Sampaoli tem mais liberdade para atacar, apesar de manter a posição como segundo volante.
Tanto que é mais comum ver o jogador na área do rival, inclusive para sofrer pênaltis, como aconteceu contra Internacional e Maringá. Também foi positivo para o jogador o reforço no meio de campo, com a presença de Erick Pulgar ao lado de Thiago Maia.
O jogador superou um período de adaptação difícil nos primeiros meses de 2023. Ao ponto de parte da torcida questionar o esforço feito para recontratá-lo do Olympique de Marselha. Na apresentação no Ninho do Urubu, Sampaoli chegou a citar que o atleta precisaria de uma recuperação emocional. Filipe Luís, grande fã de Gerson, disse que o elenco não ajudava o atleta a desempenhar o seu melhor.
A passagem de Gerson pelo futebol francês teve como auge a parceria com Sampaoli no Olympique. Com o argentino à frente da equipe, o jogador teve a temporada mais artilheira da carreira, com 11 gols e 10 assistências em 52 jogos. Números que ele superou desde que reencontrou o treinador, dessa vez no clube da Gávea.
Na França, a média de Gerson na temporada 2021/2022 foi de 0,2 gol e 0,2 assistência por partida. A média em ambos os quesitos sobe para 0,3 nos 11 jogos do Flamengo comandados por Sampaoli.
Coringa de 2019 a 2021 por sua capacidade de atuar em diferentes posições, Gerson tem uma função bem definida no Flamengo de Sampaoli: a de referência. Pelo refino técnico e entendimento do sistema de jogo posicional, mas também pela postura aguerrida em campo.
*GE