Domingo, 10 de novembro de 2024
Domingo, 10 de novembro de 2024
A nova versão do Cruzeiro, que foi incrementada por quase R$ 200 milhões em reforços em julho, ainda busca engrenar uma sequência de vitórias. Mas, enquanto oscila em resultados e desempenho, tem contado com os reforços para decidir jogos, especialmente na Sul-Americana.
E a participação dos contratados também surgiram em resultados importantes no Campeonato Brasileiro. Os reforços começaram a estrear diante do Bragantino, na 17ª rodada, e os homens de linha passaram a integrar o time titular dois jogos depois, contra o Juventude, no fechamento do primeiro turno.
Os dois primeiros jogos contaram com Matheus Henrique, Lautaro e Kaio Jorge titulares, e o Cruzeiro venceu Juventude e Botafogo – a última sequência de vitórias do time na temporada. Diante do alvinegro carioca, o argentino marcou o segundo gol na vitória por 3 a 0.
Depois, o Cruzeiro ficou cinco rodadas seguidas sem vencer na competição, voltando a encontrar o caminho das vitórias diante do Atlético-GO, por 3 a 1. Além de William, que abriu o placar em cobrança de pênalti, Kaio Jorge e Matheus Henrique fizeram gols, sendo que o volante balançou as redes após assistência do camisa 9.
Desde que os reforços de linha estrearam como titular, o Cruzeiro disputou 12 jogos, com quatro vitórias, sendo que três tiveram participação decisiva dos novos jogadores. Eles anotaram sete dos 15 gols do time no período, sendo três de Matheus Henrique, dois de Lautaro e dois de Kaio Jorge.
Nesse período, Matheus Henrique e Lautaro Díaz foram titulares absolutos quando estiveram à disposição - o argentino ficou fora contra Inter e Atlético-GO por desgaste muscular. Kaio Jorge, por sua vez, alternou a titularidade com o banco de reservas, chegou a ser vaiado após pênalti perdido, mas voltou a ganhar sequência em meio à lesão de Juan Dinenno e marcou dois gols nos últimos três jogos.
A retomada imediata conquistada por Kaio Jorge também é buscada por Walace, que chegou com status de titular, mas ainda não se firmou e acabou vaiado diante do São Paulo. São nove jogos, sendo três saindo do banco.
Os outros dois jogadores de linha contratados no meio do ano foram o zagueiro Jonathan Jesus e o volante Fabrizio Peralta. O defensor tem sido relacionado e ainda aguarda a primeira oportunidade, enquanto o volante paraguaio foi acionado nas duas últimas partidas.
O próximo compromisso do Cruzeiro não terá todos à disposição, já que Matheus Henrique cumpre suspensão diante do Cuiabá, às 18h30 de domingo, na Arena Pantanal, pela 27ª rodada do Brasileiro. Walace, com amigdalite, ainda é dúvida.
*Ge