Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A final da Copa do Brasil, que começa neste domingo, significa para o Flamengo a chance de um título importante que não acontece desde 2022 e pode salvar o ano rubro-negro. E para Rossi, é a oportunidade de reescrever o final de uma história que começou no ano passado.
Reserva em 2023, o argentino entrou na "fogueira" no segundo jogo da final da Copa do Brasil do ano passado, após o Flamengo ter perdido a primeira partida para o São Paulo no Maracanã por 1 a 0, num gol onde o titular Matheus Cunha saiu errado num cruzamento. O técnico Jorge Sampaoli, então, resolveu trocar o goleiro no Morumbis. Era apenas a segunda vez de Rossi em campo pelo Flamengo e já podendo ser campeão.
O placar de 1 a 1, porém, deu o título ao São Paulo. E o primeiro gol sofrido pelo argentino com a camisa rubro-negra dividiu opiniões: alguns torcedores consideraram que o goleiro poderia ter afastado a bola para mais longe da área na hora em que cortou um cruzamento de soco (veja o lance no vídeo acima). Rossi não deu a volta olímpica, mas mudou seu status desde então e virou titular absoluto ao dar mais segurança debaixo das traves.
Mesmo com a demissão de Sampaoli, ele se manteve dono da posição com todos os treinadores. Mas curiosamente essa volta à final da Copa do Brasil foi numa situação parecida com a do ano passado. Quando estava no comando da equipe esse ano, Tite combinou que deixaria Rossi como titular no Brasileiro e na Libertadores, só que a Copa do Brasil seria de Matheus Cunha.
Com isso, o argentino só foi estrear na atual Copa do Brasil na semifinal, após a demissão de Tite e a efetivação de Filipe Luís no cargo de treinador. Sem sofrer gols nos dois jogos contra o Corinthians, o goleiro ajudou o Flamengo a voltar à decisão do torneio e agora tenta um final diferente do ano passado. Começando pelo jogo de ida neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG no Maracanã.
Apesar de uma recente falha na vitória por 4 a 2 sobre o Juventude, Rossi atravessa uma boa fase e com uma pitada de sorte: quando errou, não comprometeu o resultado. E vem de boas defesas nos jogos, incluindo dois pênaltis que pegou de Ganso, do Fluminense, e Almada, do Botafogo. Na classificação sobre o Corinthians na semifinal, ganhou um destaque na página do novo Mundial de Clubes da Fifa (veja na imagem abaixo), que ele vai disputar em 2025.
Campeão carioca pelo Flamengo nessa temporada, Rossi vai em busca de mais títulos com a camisa rubro-negra. Meta individual ele já bateu no clube: aos 29 anos, o goleiro vive a sua temporada com mais duelos sem ser vazado na carreira. Das 55 partidas em 2024, em 25 ele não sofreu gols, superando o seu recorde que foi de 22 jogos com a baliza intacta pelo Boca Juniors na Argentina em 2022.
*Ge