Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Esportes

São Paulo precisa recolher os cacos, pois ainda tem pelo que lutar

São Paulo precisa recolher os cacos, pois ainda tem pelo que lutar

(Imagem: GE)

O Botafogo foi claramente superior ao São Paulo no confronto de quartas de final da Conmebol Libertadores e eliminou a equipe paulista com justiça, ainda que os tricolores tenham conseguido levar a decisão para pênaltis.

Pode-se discutir as escolhas do técnico Luis Zubeldía nas duas partidas, o 0 a 0 no Rio e o 1 a 1 no Morumbis, na última quarta, mas o time tricolor foi superado por um rival que é melhor.

Fora da Libertadores, a prioridade do São Paulo no ano, e da Copa do Brasil – foi eliminado pelo Atlético-MG no começo do mês –, não há mais taça para disputar em 2024. Mas ainda há o que fazer na temporada, e não é pouco.

São Paulo durante os pênaltis contra o Botafogo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

São Paulo durante os pênaltis contra o Botafogo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Para um clube com as intenções do São Paulo, é preciso se classificar para a Libertadores do ano que vem, e o Brasileiro é único caminho. O time está bem colocado, na quinta posição, e é candidato a uma das quatro vagas diretas para a fase de grupos ou uma das duas das fases preliminares.

Preocupam as possíveis consequências dessa eliminação.

O mês de setembro tem sido impiedoso com o São Paulo. Foram duas eliminações em copas, e uma única vitória – contra o Cruzeiro, pelo Brasileiro, com time reserva.

Lucas Moura em São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli

Lucas Moura em São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli

Os resultados não foram ao acaso, mas reflexo de um desempenho ruim da equipe nesses jogos mais recentes. Zubeldía não encontrou soluções para os desfalques de Alisson e Ferreirinha, que se lesionaram nos últimos meses.

O São Paulo pouco fez nos dois duelos contra o Botafogo. No jogo de ida, deixou o Nilton Santos sem ser vazado mais por sorte e incompetência do ataque rival do que por seus próprios méritos. No Morumbis, sufocou no segundo tempo, quando já perdia por 1 a 0 – e com um pênalti perdido por Lucas no fim da primeira etapa, que teve os cariocas melhores em campo.

Conseguiu criar mais do que vinha fazendo, e empatou no fim da partida, com Calleri – que já tinha desperdiçado uma oportunidade clara. Nos pênaltis, Calleri e Rodrigo Nestor erraram, e o Botafogo venceu por 5 a 4.

Apesar de atuações longe de serem brilhantes, o time demonstrou brio, resiliência, e poderia ter ficado com a vaga se tivesse errado menos – o gol do Botafogo saiu numa falha de Luiz Gustavo, Calleri vacilou em duas chances, na ida e na volta, além do pênalti que Lucas bateu para fora.

Luis Zubeldía em São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli

Luis Zubeldía em São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli

A volta ao Brasileiro, no domingo, será num barril de pólvora. O time enfrenta o Corinthians, em ascensão e desesperado para deixar a zona de rebaixamento, em Brasília – o Morumbis será cedido a uma promotora de shows.

Um tropeço no Distrito Federal terá resultados imprevisíveis no CT da Barra Funda, por mais que Zubeldía pareça seguro no banco tricolor.

O São Paulo está na quinta posição do Brasileiro, com 44 pontos, a um do Flamengo, o quarto – que tem uma partida a menos. A distância para o Botafogo, que lidera, é de 12 pontos, com 11 jogos a fazer.

*GE