Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Esportes

Técnico do CSA responde o que é mais importante no futebol

Técnico do CSA responde o que é mais importante no futebol

Higo, em pé, no centro da foto, com o elenco do CSA no vestiário (Imagem: Divulgação/Ascom CSA)

Higo Magalhães defende o equilíbrio entre o cuidado com o vestiário e o esquema tático para o trabalho do treinador surtir efeito. Para ele, o profissional precisa entender do jogo, da tática, mas não pode diminuir a importância do fator emocional dos atletas.

O treinador recebeu o CSA na 15ª colocação da Série C, com três pontos, mas com jogos a mais do que a turma do zona de rebaixamento. Em maio, quando Higo chegou a Alagoas, o risco de queda era iminente, principalmente depois da goleada sofrida contra o Athletic, por 5 a 0, no Estádio Rei Pelé.

A campanha de recuperação livrou o time da queda e fez a diretoria renovar com Higo. Ele inicia o trabalho de pré-temporada para 2025 em 15 de novembro. Em entrevista ao ge, Higo comentou sobre o seu trabalho tático e o controle do vestiário.

- Esses dois fatores são muito importantes, não tem como dissociar.. O atleta quando percebe que o profissional tem muito controle de gestão (do elenco) e é um pouco defasado na questão do campo, ele questiona sempre. Você tem que conciliar as duas coisas, tentando andar no mesmo percentual. O atleta é inteligente. Você tem que dar a informação da forma mais simples possível, mas precisa ao mesmo tempo mostrar que tem conhecimento daquilo que quer passar - explicou Higo, acrescentando:

E, por outro lado, você precisa ter um controle do vestiário, tentando falar a verdade sempre e, principalmente, sendo coerente na tomada de decisão, porque você não mexe somente com um atleta, mas com um corpo, com um grupo. E esse grupo te desafia a todo instante e te deixa numa zona de risco para que você demonstre segurança naquilo que você está tentando construir com os atletas.

*GE/AL