Quarta-Feira, 08 de abril de 2026
Quarta-Feira, 08 de abril de 2026
Eduardo Marinho diz que processo é longo, mas necessário para o futebol brasileiro
Apresentação de estudo reuniu 40 clubes das Séries A e B do futebol brasileiro (Imagem: Marcello Neves)
Vice-presidente do CRB, Eduardo Marinho participou na última segunda-feira da reunião marcada pela CBF com os 40 clubes das séries A e B para debater a criação de uma liga nacional unificada.
O dirigente considera essa etapa fundamental para a valorização dos campeonatos nacionais.
— Muito satisfeito em participar da primeira reunião da CBF visando, em conjunto com os clubes, à criação da Liga Unificada do Futebol Brasileiro. Trata-se de um passo importante dado pela CBF para que haja os avanços necessários nesse processo, que é longo, mas segue no caminho correto de construção, com diálogo e participação conjunta da CBF, federações e clubes.
No encontro, realizado no Rio de Janeiro, a CBF lançou também um cronograma para debater a liga.
Segundo Marinho, o CRB ocupa hoje um lugar de destaque nos debates nacionais.
— É relevante o papel do CRB nesse movimento, por meio do trabalho do presidente Mario Marroquim, que tem avançado nas relações institucionais e colocado o nosso CRB na posição de um dos protagonistas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/q/F/Uj08GkRhGb1EiMAz37ww/whatsapp-image-2026-04-07-at-09.25.24.jpeg)
Presidente da CBF, Samir Xaud e o vice-presidente do CRB, Eduardo Marinho — Foto: ASCOM CRB
Presidente da CBF, Samir Xaud disse acreditar que a liga vai mudar a prateleira do Brasil em relação aos principais campeonatos do mundo.
— Foi um dia histórico para o futebol brasileiro. Pela primeira vez, as séries A e B se reuniram com a CBF para discutir um tema que vai definir o nosso futuro: a criação de uma liga única. Este é um momento que exige responsabilidade, visão e, principalmente, união. A formação de uma liga única tem um objetivo muito claro: valorizar o futebol brasileiro.
Um ponto de atenção para os times da Série B no debate diz respeito à discussão sobre rebaixamento, com a perspectiva de diminuição de quatro para três rebaixados - o que implicaria diretamente as divisões inferiores. Ou seja, uma diminuição do número de rebaixados da Série A reduziria a quantidade de vagas de acesso na Série B.
*GE/Maceió