Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Esportes

Vitória mostra repertório para vencer o Athletico e reforça importância de Thiago Carpini

Vitória mostra repertório para vencer o Athletico e reforça importância de Thiago Carpini

(Imagem: Victor Ferreira / EC Vitória)

Alerrandro e Matheusinho marcaram o gols. Lucas Arcanjo fez defesas fundamentais. Wagner Leonardo salvou em cima da linha, e Lucas Esteves jogou muita bola. Mas o principal nome do Vitória no 2 a 1 contra o Athletico-PR foi Thiago Carpini. Mais uma vez o treinador mostrou que tem repertório e leitura de jogo para fazer o time sair de campo vencedor.

   

Thiago Carpini abriu mão de um atacante e escalou o Vitória com três zagueiros para enfrentar o Athletico na Ligga Arena. O que não mudou foi a ideia de pressionar o adversário desde a saída de bola. O Leão chegou a ter seis atletas no campo de ataque em momento de fase defensiva.

Com a bola o Vitória sofria do mesmo veneno e muitas vezes precisava apostar na ligação direta para chegar ao ataque, o que dificultava a vida dos homens de frente. Abertos pelos lados, Matheusinho e Everaldo sofreram para participar do jogo.

Thiago Carpini em Athletico x Vitória na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Thiago Carpini em Athletico x Vitória na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Sem conseguir construir, a principal arma do Vitória foi mesmo a pressão da saída de bola do CAP. E foi assim que os visitantes criaram a única chance real em todo primeiro tempo. Alerrandro atrapalhou o goleiro Mycael, e a bola ficou limpa para Willian Oliveira, que perdeu um “gol feito”.

Os dois gols do primeiro tempo saíram logo depois, e contaram com falhas individuais. Primeiro, Julimar cruzou da direita, e a indecisão de Lucas Arcanjo foi fundamental para a bola morrer no fundo das redes. Depois, o zagueiro Kaíque Rocha deu uma furada de cinema e ofereceu a bola para Alerrandro invadir a área e chutar cruzado.

Segundo tempo

 

O Vitória voltou para o segundo tempo com Carlos Eduardo no lugar de Everaldo. Mas a mudança de peça teve também um ajuste tático. O camisa 96 entrou pelo lado direito, e Matheusinho passou a jogar mais centralizado. Na esquerda, o espaço vazio era ocupado por avanços de Lucas Esteves.

Foi justamente este espaço no lado esquerdo que o Vitória usou para virar o jogo. Alerrandro tabelou com Lucas Esteves por ali, e o lateral cruzou rasteiro para a área, onde Matheusinho surgiu livre de marcação para chutar rasteiro e vencer Mycael. A atuação do camisa 30 foi outra depois que ele flutuou mais no meio de campo.

Matheusinho em Vitória x Athletico na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Matheusinho em Vitória x Athletico na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Depois que ficou na frente do placar, Thiago Carpini fez mais uma alteração tática. Sacou o zagueiro Edu e colocou Zé Hugo em campo. O Vitória passou a jogar no 4-3-3, pronto para contra-atacar com opções de velocidade pelos dois lados do campo.

O terceiro gol não veio, mas não foi por falta de chances. Machado acertou a trave, e Carlos Eduardo mostrou que ainda precisa calibrar o pé. Lá atrás, a inevitável pressão dos donos da casa parou em grandes defesas de Lucas Arcanjo. Quando o goleiro não conseguiu segurar, Wagner Leonardo salvou em cima da linha.

Alerrandro (esquerda) e Wagner Leonardo após o gol do camisa nove em Vitória x Athletico na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Alerrandro (esquerda) e Wagner Leonardo após o gol do camisa nove em Vitória x Athletico na Ligga Arena — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Thiago Carpini chegou ao Vitória com a missão de salvar o time do rebaixamento e vai dando conta do recado. Ao bater o Athletico, o Rubro-Negro venceu três jogos seguidos pela primeira vez. Todos confrontos diretos, o que ajuda a entender a distância de quatro pontos para o Z-4 ao fim da 32ª rodada. Clique aqui para ver a tabela completa.

Últimos jogos do Vitória:

  • Vitória 1 x 0 Bragantino✅
  • Vitória 2 x 1 Fluminense✅
  • Athletico 1 x 2 Vitória✅
 

Campeonato Brasileiro continua para o Vitória às 16h30 do próximo sábado (horário de Brasília), quando o Rubro-Negro recebe a visita do Corinthians, no Barradão. A partida é mais um confronto direito em meio à luta contra o rebaixamento para a Segunda Divisão.

*GE