Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 14 de outubro de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Exclusivo

Inácio Loiola defende o crescimento regional integrado e o estímulo à economia digital

Inácio Loiola defende o crescimento regional integrado e o estímulo à economia digital

(Imagem: Vinícius Firmino)

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) disse que, ao longo de três mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, tem apresentado e defendido projetos focados na construção de políticas públicas de incentivo à convivência do homem no semiárido e de produção agrícola sustentável de hortifrutigranjeiros. Ele afirmou que tem promovido também o debate da política do crescimento integrado entre as regiões como princípio para fortalecer a economia nos municípios e gerar emprego e renda.

O parlamentar revelou que aposta na conclusão da obra do Canal do Sertão como sendo imprescindível para dar novo impulso econômico e social ao Sertão e ao Agreste. E, para o futuro próximo, Inácio Loiola vê a necessidade urgente da união de os poderes públicos dialogarem com a iniciativa privada para criar ambiente favorável à produção de novos negócios a partir da economia digital. “Exemplos bem-sucedidos de empresas alagoanas nesse setor mostram a vocação e a capacidade da nossa juventude. Talvez, um pouco de estímulo, faça a coisa deslanchar. É uma aposta sem perder o foco nos setores tradicionais como turismo que cresce ano a ano”, assinala o deputado.

 

Leia na íntegra a entrevista exclusiva com o deputado Inácio Loiola e saiba o que ele pensa e faz por Alagoas

1 - Alagoas Alerta -Quais projetos de sua autoria o senhor destacaria em termos de avanço para o Estado neste período de mandado?

Inácio Loiola – Ao longo dos três mandatos como deputado estadual outorgado pelo povo alagoano tenho buscado exercer com respeito ao voto do eleitor e com a apresentação de proposições voltados o bem-estar da população e o crescimento sustentável do Estado. Entre os vários projetos apresentados na Assembleia Legislativa, destaco a construção de políticas públicas de ‘convivência do homem no semiárido’; de ‘fomento à produção agrícola sustentável de hortifrutigranjeiros’; preservação das nascentes de água no Estado; e obrigatoriedade das prestadores de serviços fornecerem boletos para pagamento em braile. Também tenho defendido a implementação de política de desenvolvimento regional  a partir da integração social e econômica do Estado. Acredito que a partir da identificação das potencialidades de cada região, possamos estimular a economia partindo do princípio da complementaridade entre elas e criar um ambiente favorável para a produção e o comércio gerando emprego e renda. E, enxergo o turismo, como o setor mais capacitado para dinamizar a nossa economia. Só está precisando o Estado investir mais nos novos polos turísticos indo além do binômio sol e praia. Acredito que se pode trabalhar em parcerias públicas privadas para acelerar o desenvolvimento de novos polos de turismo.

Banner PMM Educação

2 - Alagoas Alerta -     Sabemos que o desemprego é uma mácula em várias capitais brasileiras. O que o senhor tem feito para o Estado de Alagoas avançar na geração de emprego e renda?

Inácio Loiola – Como parlamentar, e uma vez que o Poder Legislativo somente pode reivindicar, indicar e propor projetos ao Poder Executivo, tenho especificamente cobrado mais ação do Estado no tocante de destravar obras estruturantes que gerem trabalho para o alagoano. Avalio como sendo imprescindível a conclusão do Canal do Sertão. Por quê? Porque ajudará a transformar economicamente e social o Sertão e o Agreste a partir do uso múltiplo da água abastecendo as comunidades e matando a sede dos animais além de permitir o surgimento de uma nova fronteira de hortifrutigranjeiros: hortaliças e frutas. E ainda vai possibilitar o crescimento da ovinocaprinocultura e a expansão da pecuária de leite.

3 - Alagoas Alerta -     Quais os seus projetos para setores essenciais como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento social?

Inácio Loiola – Iniciando com a infraestrutura, tenho cobrado melhoria no abastecimento de água no interior e recuperação e expansão da malha viária. Graças a projeto de nossa autoria, o Poder Executivo pavimentou a rodovia AL 145 ligando Mata Grande a Água Branca, o que ajudou a desenvolver a região com mais turismo cultural e a chegada de novos investimentos de condomínios imobiliários. Além de possibilitar o escoamento mais fácil e rápido de produtos agrícolas.

Na sáude, a cobrança constante pela melhoria da estrutura dos hospitais, principalmente, no tocante à disponibilidade de profissionais capacitados e de medicamentos para os hospitais polos das regiões do Estado.

Na educação, apresentamos projeto de instituição da disciplina educação financeira na grade curricular das escolas estaduais. Infelizmente, o Poder Executivo vetou esse projeto que considero como base elementar para a criação e o incentivo da cultura do empreendedorismo nas crianças e nos jovens com impacto direto na educação da família.

4- Alagoas Alerta -      Como está a relação do senhor com o Governo do Estado?

Inácio Loiola – Minha relação com o Governo do Estado é cordial e de respeito mútuo e, sobretudo, republicana. Não somente na gestão do governador Renan Filho, mas desde os governos anteriores, tenho pautado minhas ações de parlamentar focadas no bem-estar do alagoano e no crescimento sustentável do Estado de Alagoas. O Estado de Alagoas, principalmente, nesse momento de quadro econômico e social difícil por que passa o País, necessita de união de todos os poderes para superar os gargalos e buscar recursos e empreendimentos para que possam atender aos interesses de sua gente, com a melhoria do serviço público e de mais emprego, respectivamente.

5 - Alagoas Alerta -     Sobre o PDT em Alagoas, quais os planos para o partido no Estado?

Inácio Loiola – O PDT, em Alagoas, está se organizando para participar e crescer nas eleições de 2020. Estamos ainda em fase de conversas e de negociações. Todavia, estou confiante que o PDT vai apresentar candidatura a prefeito e a vereadores em Maceió, e vai também ter candidaturas em vários municípios. É nosso propósito crescer organicamente para chegarmos mais forte em 2022.    

6 - Alagoas Alerta -     Por fim, o que o povo de Alagoas deve esperar do deputado Inácio Loiola?

Inácio Loiola – O alagoano deve, e pode esperar um parlamentar que estará sempre pautando o caminho de reivindicar e propor ações e projetos focados em dias melhores para o alagoano. Durante os três mandatos, sempre tenho ido às comunidades ouvir as necessidades e procurar atendê-las por meio de proposições ou de intervenção direta junto ao Poder Executivo. Tenho consciência que sepode avançar mais. Defendo a ideia de o Executivo dialogar mais com os outros poderes e a iniciativa privada em busca da construção de um ambiente no Estado favorável à produção e a criação de novos negócios. O Estado de Alagoas pode dar um salto quantitativo e qualitativo no estímulo à economia criativa com foco na inovação digital. Algumas experiências exitosas já mostraram o talento da juventude alagoana e quanto a economia regional pode crescer apostando no desenvolvimento de ferramentas digitais.

*Redação Alagoas Alerta

Comentários