Aguarde. Carregando informações.
Geral

Alagoas Ambiental participa do maior evento de pecuária de corte do Nordeste

Alagoas Ambiental participa do maior evento de pecuária de corte do Nordeste

(Imagem: Assessoria )

Alagoas vai sediar o maior da pecuária de corte da Região Nordeste. A Expo ENCORTE começa nesta quarta-feira (12) e acontecerá no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá. As ações acontecerão até sexta-feira (15), das 8 às 18 horas.

O evento vai promover inovação para a pecuária nacional e se consolidar como um marco anual do segmento, abordando os cinco painéis essenciais da pecuária de corte: Cria, Recria, Engorda, Gestão e Inovatec. Uma das grandes novidades desta edição é o painel ENPASTO, totalmente direcionado à melhoria de pastagens para a pecuária de corte e pasto.

Saúde e tecnologia A Alagoas Ambiental é uma das empresas participantes do evento, onde terá um estande para apresentar soluções ecologicamente corretas e seguras para o setor agropecuário.

As principais alternativas são a destinação e o recolhimento adequado dos materiais perfurocortantes, como seringas e bisturis de uso veterinário, além de medicamentos e luvas, por exemplo.

Esse tipo de resíduo tem risco de contaminação biológica, por isso precisa da destinação adequada para evitar problemas à saúde do gado e da população, além da poluição ambiental.

O assessor da diretoria e coordenador de marketing da Alagoas Ambiental, Tarcísio Neto, explica que a empresa vai iniciar as atividades neste segmento, para garantir os benefícios proporcionados pelo manejo adequado desses resíduos. “Quem compra ou utiliza esse tipo de produto é responsável por ele até a destinação final, ambientalmente correta. Essa responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos foi oficializada pela lei 12305 de 2010, que institui Política Nacional de Resíduos Sólidos. A própria Fiocruz recomenda que esses materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente no local de geração e imediatamente após o uso ou necessidade de descarte. É justamente esse serviço que começamos a oferecer para garantir tranquilidade e segurança para o investidor, o trabalhador rural, para a sociedade e para o rebanho”, detalhou. Segundo ele, pesquisas constatam que a maioria das fazendas e áreas de produção rural realiza o aterro ou a queima desse tipo de material, poluindo o meio ambiente: uma antiga prática inadequada, perigosa e ilegal. Quem ainda faz a destinação na natureza está sujeito à diversas penalidades previstas em lei e corre o risco de ter o estabelecimento interditado, por exemplo.

“Nós atuamos em todas as etapas do processo, garantindo segurança integral. Instalamos recipientes de material adequado para receber esses resíduos potencialmente perigosos, semelhantes à bombonas, facilitando o recolhimento instantâneo. Após isso, nossos técnicos fazem o recolhimento e encaminham para a usina de tratamento. Os resíduos passam pelo equipamento chamado autoclave para descontaminação. Por último, os itens são levados para a incineração. Esse é o processo que atende todos os requisitos técnicos e legais”. Conclui. Conhecimento Tarcísio é um dos 19 palestrantes do evento, que vai contar com diversos painéis interativos de debates sobre temas atuais e discussões para transmissão de conhecimentos diversos, fomento de network e firmação de parcerias.

Outras grandes marcas do agronegócio brasileiro participam desta edição, com inovações e condições especiais para os participantes permaneceram atualizados nas áreas de atuações respectivas.

*Assessoria