Aguarde. Carregando informações.
Geral

Alcoolismo é uma doença?

Saiba a seguir se alcoolismo é uma doença e como tratar da melhor forma alguém dependente do álcool.

Alcoolismo é uma doença?

(Imagem: divulgação )

O álcool sempre esteve presente na vida das pessoas, e um aumento significativo do consumo de álcool entre as pessoas no mundo todo aumentou desde o início da pandemia do covid-19. Muitas pessoas acham que beber álcool não é um tipo de doença, porém, passa a ser se alguém sente a necessidade de consumir bebidas alcoólicas todos os dias, que é chamado de alcoolismo.

O alcoolismo é uma doença sim, que necessita de tratamentos em uma boa clínica de recuperação Pará, para que as pessoas dependentes do álcool tenham assistência o tempo todo e recebam os cuidados necessários para se livrarem dessa dependência. A seguir, falaremos mais sobre a dependência alcoólica e como funciona o tratamento.

Como saber se meu problema é ou não é alcoolismo?

As pessoas que bebem socialmente, ficam bêbadas de vez em quando entre amigos, porém conseguem se controlar em relação a qualquer bebida alcóolica não são consideradas dependentes, pois possuem controle na hora de começar e de parar de ingerir a bebida. Já pessoas que se tornam alcoólatras não conseguem saber a hora de parar, e o consumo de bebida alcoólica se torna rotina, onde todos os dias a pessoa sente cada vez mais vontade de ingerir bebida em seu organismo.

Geralmente, as pessoas que se torna, dependentes do álcool começam a ter um comportamento agressivo, se distanciam de amigos e familiares e não aceita quando alguém comenta que talvez seria melhor procurar tratamentos em uma clínica de reabilitação Rondônia.

Danos do álcool no organismo

As consequências do abuso da utilização do álcool podem ocorrer a curto ou a longo prazo. Nos efeitos de curto prazo, a pessoa viciada pode sentir e ter um aumento na sua frequência cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos e uma leve sensação de relaxamento, euforia e prazer, porém que duram por pouco tempo.

Quanto mais bebida o organismo vai ingerindo, mais sintomas preocupantes vão aparecendo no corpo. Após um tempo consumindo o álcool, a pessoa passa a perder os reflexos básicos do corpo, o fígado perde a capacidade de metabolizar  o álcool dando um início de cirrose, sem contar as alterações de humor constante, onde as pessoas passam a ser mais agressivas com amigos e família.

Por esses motivos, quanto antes encontrar uma boa clínica de recuperação Maranhão, melhor para a saúde da vítima.

Qual o momento de buscar ajuda?

A maioria das pessoas que não conseguem limitar o uso de álcool não aceitam que estão em tal situação, sendo que na maioria dos casos, os alcoólatras que ficam em clínicas de reabilitação passaram por uma internação involuntária a pedido de familiares e amigos para fazer os tratamentos corretamente.

Assim que alguém perde o controle sobre o consumo de álcool já deve imediatamente buscar ajuda para que a situação não se agrave. Os tratamentos são feitos com médicos profissionais, psicólogos, terapeutas, educadores físicos, entre outros, onde tudo isso auxilia na perda do vício do dependente aos poucos.