Aguarde. Carregando informações.
Geral

'Bola de fogo' no céu de Maceió chama atenção de moradores; especialistas dizem ser sinalizador

'Bola de fogo' no céu de Maceió chama atenção de moradores; especialistas dizem ser sinalizador

(Imagem: Reprodução)

Uma grande "bola de fogo" foi vista no céu de Maceió na noite de quinta-feira (12). A grande luz alaranjada foi vista no mar na capital e também na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A luz piscando no céu provocou curiosidade nos moradores.

Muita pessoas nas redes sociais falaram que poderia ser um meteoro, uma bola de fogo e até um Objeto Voador Não Identificado (OVNI). Mas calma, o g1 procurou especialistas para saber sobre o possível fenômeno. Entretanto, a hipótese mais plausível é de que foi lançado um sinalizador no mar.

"Eu vi as imagens nas redes sociais e fiquei com medo. Cada um dizia uma coisa diferente. Achei que fosse um meteoro ou até lixo espacial que pegou fogo e estava caindo no mar", disse a estudante Grasiela Maria Santos.

O que dizem os especialistas, a Marinha e o Porto de Maceió?

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ao g1 que, em Maceió, não recebeu reportes de aeronaves ou dos controladores.

A Capitania dos Portos informou que vai encaminhar uma embarcação na região para saber se alguma embarcação naufragou e fez o pedido de socorro. O Porto de Maceió disse que não recebeu nenhum chamado e que teria que ser provocado pela Marinha se tivesse algo errado ou suspeito no mar.

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que analisou as imagens e disse que a luz é semelhante com um sinalizador náutico, parecido ao utilizado pela Marinha.

"São imagens voltadas para o mar, alguma embarcação lançou algum sinalizador o que resultou nessa imagem. Aparentemente não é nada voltado a meteoro, ou fenômeno astronômico", disse Romualdo Caldas.

O meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos também acredita na hipótese de um sinalizador lançado no mar. "Até onde vi, não aparenta ser nenhum fenômeno meteorológico. Aparenta ser algum tipo de sinalizador", disse Vinicius Pinho.

*G1/AL