Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Geral

BRK informa que o Sistema Pratagy está sendo normalizado gradativamente, após obra

BRK informa que o Sistema Pratagy está sendo normalizado gradativamente, após obra

(Imagem: Arquivo)

O abastecimento nas localidades atendidas pelo Sistema Pratagy, maior produtor de água de Maceió, está sendo retomado gradativamente desde a madrugada desta quarta-feira (10). A normalização ocorre após a conclusão da primeira fase de uma obra, realizada pela BRK, para o aumento da oferta hídrica da cidade. A estimativa é que, após a conclusão de todo o trabalho (dividido em três etapas), o volume de água tratada seja o suficiente para atender mais 40 mil pessoas.

A parada programada, que teve início na terça-feira (9), foi concluída dentro do prazo previsto, e o tempo necessário para o retorno da distribuição é fundamental no processo de restabelecimento dos reservatórios e pressurização de todas as redes de distribuição. Por conta das etapas de reconexão, algumas regiões podem começar a receber água primeiro que outras, mas o prazo máximo previsto para a normalização total do sistema é de até 72h – contadas a partir da finalização do trabalho.

Os bairros atendidos pelo Pratagy são: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras.

Para minimizar os impactos da falta de água durante o tempo indicado, a concessionária aconselha que a população evite atividades de grande consumo. Conforme determina a agência reguladora, até a normalização do sistema, a BRK enviará caminhões-pipa para as unidades de serviços essenciais, como escolas, centros de saúde, asilos, orfanatos e outros.

Entenda a obra

O trabalho, que foi dividido em três etapas, tem como objetivo fazer com que o Sistema Pratagy (que pertence à Companhia de Saneamento de Alagoas) passe a operar com toda a capacidade de produção para o qual foi projetado. Para isso, será necessária a substituição da caixa de saída de água atual, que apresenta danos.

A nova estrutura foi construída no durante o ano de 2023 e a parte civil finalizada no primeiro semestre de 2024. Nessa primeira fase, as equipes operacionais da concessionária começaram a fazer as interligações necessárias para o equipamento. A etapa será seguida por outras duas, que devem ocorrer no final desse mês e no início de agosto.

*Assessoria