Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou na noite desta sexta-feira (27), a entrega do Espadim Tiradentes aos 52 cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade é um marco na vida militar dos futuros oficiais da corporação, onde eles se tornam aptos a empunhar oficialmente a arma-símbolo que leva o nome do patrono da PM.
O evento ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares. A sociedade civil foi representada pelos amigos e familiares dos cadetes, que participaram do momento único na trajetória rumo ao oficialato.
O Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, foi quem presidiu a solenidade. Ele representou o governador do Estado, Paulo Dantas, e deixou seu incentivo aos 52 futuros oficiais da PMAL.
“O que esperamos é que em 2025 possamos estar formando os senhores da melhor maneira possível. Não desistam. O atual Governo de Alagoas já investiu mais de 359 milhões na Segurança Pública. Tudo isso pensando sempre no melhor para a sociedade. Assim, ao formarmos cada um aqui, quem ganha é o povo alagoano”, disse o secretário.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, também fez uso da palavra, e aproveitou a oportunidade para encorajar os cadetes na dedicação à formação e lembrá-los do compromisso em proteger a sociedade alagoana.
“Honrem esse espadim, ele é muito significativo para nossa corporação. Vocês serão os futuros comandantes da nossa honrada Polícia Militar de Alagoas. Sejam cadetes exemplares. Estudem e se dediquem para quando formados servirem com esmero à sociedade e à Segurança Pública”, ressaltou o comandante-geral.
Solenidade Militar
A cerimônia militar contou com a presença da banda de música da PM, guarda de honra, tropa em forma e foi finalizada com a evolução e desfile do grupamento, além da tradicional continência individual ao Pavilhão Nacional.
A turma é formada por integrantes oriundos do último concurso público. Eles ingressaram na instituição em abril deste ano e, desde então, estão recebendo instruções teóricas e práticas na chamada Escola de Comandantes. Após três anos eles se tornarão, finalmente, a Turma Aspirantes 2025, futuros oficiais da instituição.
Baile
Após a solenidade militar, os cadetes e seus convidados participaram do baile em homenagem à entrega do Espadim Tiradentes. O evento, que celebrou este importante marco castrense, aconteceu em uma casa de festa na parte alta de Maceió. O momento foi de confraternização e agradecimento à conquista.
Espadim Tiradentes
O artefato é uma arma perfuro-cortante composto por um pomo e uma cruzeta em metal dourado, um cabo torneado de marfim e uma lâmina reta de dois gumes em aço inoxidável onde se lê a frase talhada em latim: “Pro Lege Vigilanda”, que significa “Para a Vigilância da Lei”. Sua bainha tem corpo liso de metal prateado, um bocal com abraçadeira e argola de sustentação em metal dourado e uma ponteira, também dourada, em formato de coifa.
Em Alagoas, leva o nome do mártir da Inconfidência Mineira, alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado Tiradentes, Patrono das Polícias do Brasil. É a arma-símbolo do aluno oficial durante o Curso de Formação de Oficiais, representando o cadete como aprendiz do oficialato. Ele é entregue durante o 1º ano do curso. É muito mais que uma arma, é símbolo de conquista e de realização.
O Espadim teve sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, e era destinado aos príncipes do império para que o portassem até estarem aptos a exercer função de comando. Na PM, o Espadim Tiradentes simboliza a honra e a dignidade do cadete, aprendiz de oficial.