Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início, na manhã desta segunda-feira (20), ao curso de Comunicação e Gerenciamento de Mídias Sociais voltado para agentes da segurança pública. A capacitação conta com 36 pessoas e ocorre na Escola de Governo (EGAL), no Centro de Maceió.
Entre os objetivos das instruções está o de levar aos participantes da área de comunicação das forças de segurança pública conhecimentos que permitam atuar na gestão comunicacional, social e no relacionamento virtual destas instituições públicas junto à sociedade e demais órgãos.
O curso, que também busca a adoção de conceitos e estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores práticas institucionais, debatendo organização pública, presença digital dos órgãos e produção de materiais informacionais, conta com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Defesa Civil do Estado, Ronda no Bairro e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com a chefe de Ensino da SSP, major Joyce Bezerra, o curso também é promovido para engrandecer o trabalho do setor com mais profissionalização. “A importância do curso reside também na padronização de procedimentos e no gerenciamento das mídias institucionais. É imprescindível que o profissional de segurança pública que gere as mídias sociais, que detêm praticamente toda a comunicação hoje em dia, possa ter o manejo profissional e técnico das ferramentas”, afirmou.
O curso de 30 horas/aula começou com as instruções ministradas pelo comandante de Policiamento das Regiões Norte e Zona da Mata, da Polícia Militar, coronel Marlon Araújo, que também tem formação e atuação na área da comunicação. O oficial reforçou a importância da atualização de informações para o desempenho das atividades em cada órgão.
“As redes sociais, a comunicação, assim como a vida, têm um dinamismo muito grande. Então o conhecimento, ele tem que estar sempre sendo buscado para saber das novas tendências, novas ferramentas. Isso é fundamental para que a gente não fique desatualizado. Na Segurança Pública, a informação precisa ser qualificada, não é apenas comunicar por comunicar, mas precisa ser bem organizada e precisa, para que a sociedade possa compreender o tamanho da nossa missão”, disse o coronel Marlon.
Após a palestra sobre vivências, trabalho e experiências, o oficial superior também falou sobre o processo de integração entre as forças durante a capacitação. “A integração não pode ser só nas operações, ela precisa também estar na comunicação. Transmitir o conhecimento com todos os agentes que impulsionam a comunicação nas instituições demonstra o caminho e o direcionamento que a segurança pública precisa”, concluiu o militar.
Entre os instrutores também estão a tenente-coronel Josiene Lima e cabo Fernanda Alves, diretora e integrante da Diretoria de Comunicação Social da PM (DCS/PM), respectivamente; os jornalistas da Assessoria de Comunicação Social da SSP/AL, Paula Berle, sargento Allan Fagner e cabo Roberison Xavier, além do jornalista da TV Gazeta Pedro Ferro. A capacitação segue até a próxima sexta (24).
*Agência Alagoas