Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
O combate às zoonoses – doenças possíveis de serem transmitidas dos animais às pessoas – tem em julho um mês simbólico. O foco nessa questão gerou, inclusive, uma data comemorativa – 6 de julho, o Dia Mundial de Combate às Zoonoses – que só veio a fortalecer o olhar preventivo como uma importante missão da medicina veterinária.
Com o intuito de trazer essa missão para a realidade, a Comissão de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas - CRMV/AL, reuniu os médicos-veterinários alagoanos que compõem a Comissão para elaborar um estímulo coletivo social, de cunho educativo, com o objetivo de orientar as pessoas no cuidado básico necessário aos seus animais.
De acordo com o presidente da CRSPV, o médico-veterinário Paulo Wianês, além de debater tecnicamente os temas de relevância social e de saúde, a Comissão tem um compromisso com as intervenções que transformem a realidade.
“Zoonose é assunto para se tratar priorizando a prevenção, porque promover maneiras de evitar que as doenças aconteçam é a atitude mais necessária no Brasil. No dia a dia, nós, médicos-veterinários, trabalhamos constantemente com prevenção e combate, e sabemos que o combate custa mais caro, pois muitas zoonoses trazem impacto no serviço de saúde pública e comprometimento grave ao bem-estar animal. Por isso, organizamos uma ferramenta de educação ambiental, instrumento que traz consigo a força para que se promovam as mudanças necessárias”, destaca Wianês.
Iniciativa para tocar o cidadão
Elaborada em forma de cartilha ilustrada, a iniciativa da CRSPV será disponibilizada a tutores de caninos e felinos através da distribuição gratuita em consultórios, clínicas e hospitais veterinários. O material educativo trará, como abordagem, as maneiras de conduzir uma boa criação com seu animal. A publicação - que será lançada até o final desse mês - também terá formato de cartão sanitário, onde as crianças poderão adicionar a foto do seu animal e seus dados, fazendo-os ter contato com o exercício da associação entre carinho e responsabilidade.
“É o desejo de todos nós atingir o pleno bem-estar animal e isso depende exclusivamente do cuidado e da responsabilidade de quem tem a guarda do animal. Nossa missão técnica é ajudar na boa convivência das pessoas com seus bichos de estimação e fazemos isso com o serviço de orientação básica preventivo em medicina veterinária”, complementa Evelynne Marques, médica-veterinária e integrante da Comissão.
A iniciativa da Comissão visa possibilitar que, através dos clínicos de pequenos animais, mais tutores de cães e gatos tenham acesso à mensagem educativa do estímulo à atenção adequada e se conscientize de que o bem-estar animal depende do bom cuidado que cada cidadão oferece ao seu animal.
“Juntos podemos fazer mais. Não há transformação dos problemas agindo isoladamente. Nosso trabalho na Comissão é integrativo e pensamos em uma ideia capaz de tocar a todos públicos, desde a criança até o idoso”, enfatiza o médico-veterinário Rael Almeida, membro da CRSPV.
Atividade de educação técnica continuada
Ainda como parte das ações propostas pela Comissão para destacar o mês de combate às zoonoses, a médica-veterinária Mariana Amaral – mestranda em Ciência Animal pela Ufal – estará proferindo palestra no Fórum de Esporotricose, atividade complementar na programação da I Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, evento acadêmico promovido pela Uninassau Maceió entre os dias 10 e 13 de julho, que reúne profissionais de referência em várias áreas da Medicina Veterinária.
Além dos profissionais já citados, a Comissão de Saúde Pública Veterinária conta ainda com a participação dos médicos-veterinários Karla Almeida e Clarício Bugarin, no planejamento das ações.
*Assessoria