Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) prepara dois eventos, em março, para reforçar a proposta de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional em Maceió. O grupo se reuniu nesta quinta-feira (22) e agendou ações em referência ao Dia Nacional Marielle Franco e ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.
Para 14 de março, data instituída pelo Governo Federal em memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que lutou pelos direitos humanos e pela igualdade de gênero e enfrentamento ao racismo, e que foi brutalmente assassinada nesta data, em 2018, o colegiado planeja o Encontro Municipal de Diálogos Feministas Antirracistas. A proposta é que sejam discutidos temas ligados à política de igualdade de gênero e étnico-racial.
Em 21 de março, a ideia é refletir sobre o combate ao racismo a partir de experiências nas comunidades. O Benedito Bentes foi o local escolhido pelo Comitê para receber o 1º Ciclo de Conversas no Território - (Sobre)vivências Negras e os Desafios da Cidadania diante do Racismo.
Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este dia pela luta contra a discriminação racial, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960. Na ocasião, 69 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um confronto com a polícia.
A presidente do Compir, Arísia Barros, explicou que, com estes eventos, a intenção é dar início ao cronograma de atividades do grupo, formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da Prefeitura de Maceió, sendo considerado pioneiro no País.
“É a partir de agora que vamos discutir como se constrói o ideário antirracista, sem medo, com troca de experiências bacanas da periferia - onde está inserida a população preta - permitindo a coleta de memórias e o registro de aprendizados e saberes”, destacou Arísia Barros, enfatizando que as pastas municipais desenvolverão atividades de maneira integrada com foco no combate ao racismo.
O Comitê também decidiu gravar um podcast, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), para contar histórias de pessoas pretas de Maceió.
O colegiado é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), tendo como meta o enfrentamento e combate ao racismo, que é crime o Brasil, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital alagoana.
*Redação com Secom Maceió