Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Geral

DMTT participa de seminário internacional de mobilidade urbana no Paraná

DMTT participa de seminário internacional de mobilidade urbana no Paraná

(Imagem: Ascom DMTT)

Servidoras do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) participaram do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de maio e contou com a presença de especialistas, autoridades, organizações e público em geral para promover e discutir a conscientização viária.

O seminário internacional marca a abertura do Maio Amarelo de 2024 no Brasil. Diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de acidentes e mortes no trânsito.

Inês Pessoa, coordenadora de Educação no Trânsito do DMTT, falou sobre a experiência de prestigiar as discussões em um seminário internacional. “Isso traz uma reflexão acerca das ações que precisam ser executadas de forma conjunta. Mobilidade é um tema que envolve a responsabilidade de toda sociedade maceioense de modo a realizar práticas reais e efetivas, levar conscientização e novos comportamentos para um trânsito mais seguro”, pontuou.

A coordenadora-geral de projetos de engenharia de tráfego e mobilidade, Wanessa Costa, também participou das atividades, tendo em vista o planejamento de tráfego na capital alagoana.

Durante os dois dias do evento, as representantes do DMTT participaram de fóruns sobre a mobilidade urbana, políticas públicas e educação de trânsito. Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos sobre o tráfego no Brasil. As experiências compartilhadas podem contribuir na construção de medidas a serem efetivadas para garantir a segurança viária aos maceioenses.

Ação Global

A campanha Maio Amarelo foi criada em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ação para a Segurança no Trânsito. Os países signatários se comprometeram em reduzir a violência no trânsito em um percentual de 50%.

A iniciativa foi prorrogada por mais 10 anos pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período.

*Secom Maceió