Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Servidoras do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) participaram do 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de maio e contou com a presença de especialistas, autoridades, organizações e público em geral para promover e discutir a conscientização viária.
O seminário internacional marca a abertura do Maio Amarelo de 2024 no Brasil. Diversos profissionais de áreas interdisciplinares do setor de mobilidade de sete países se mobilizaram para compartilhar práticas, experiências e estratégias que auxiliem na redução de acidentes e mortes no trânsito.
Inês Pessoa, coordenadora de Educação no Trânsito do DMTT, falou sobre a experiência de prestigiar as discussões em um seminário internacional. “Isso traz uma reflexão acerca das ações que precisam ser executadas de forma conjunta. Mobilidade é um tema que envolve a responsabilidade de toda sociedade maceioense de modo a realizar práticas reais e efetivas, levar conscientização e novos comportamentos para um trânsito mais seguro”, pontuou.
A coordenadora-geral de projetos de engenharia de tráfego e mobilidade, Wanessa Costa, também participou das atividades, tendo em vista o planejamento de tráfego na capital alagoana.
Durante os dois dias do evento, as representantes do DMTT participaram de fóruns sobre a mobilidade urbana, políticas públicas e educação de trânsito. Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos sobre o tráfego no Brasil. As experiências compartilhadas podem contribuir na construção de medidas a serem efetivadas para garantir a segurança viária aos maceioenses.
Ação Global
A campanha Maio Amarelo foi criada em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ação para a Segurança no Trânsito. Os países signatários se comprometeram em reduzir a violência no trânsito em um percentual de 50%.
A iniciativa foi prorrogada por mais 10 anos pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período.
Evento internacional discute mobilidade urbana e segurança no trânsito. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió