Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Geral

Evelynne Melo representa o CRMV-AL no Conselho Federal de Medicina Veterinária

Evelynne Melo representa o CRMV-AL no Conselho Federal de Medicina Veterinária

(Imagem: Assessoria )

Após integrar inúmeras frentes em defesa do bem-estar animal e de políticas públicas voltadas aos animais domésticos – cães e gatos – em Alagoas, a médica-veterinária Evelynne Hildegard Marques de Melo (CRMV-AL nº 00797), inicia o ano de 2024 desempenhando mais uma importante tarefa.

No último dia 15 de dezembro, a profissional alagoana foi empossada como conselheira suplente na maior instância representativa da medicina veterinária no país, o Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV. Ao compor a gestão 2023-2026, Dra. Evelynne assumiu o desafio de compartilhar a primeira gestão feminina da autarquia federal, ao lado da nova presidente Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, que está à frente da maior participação de mulheres na história do Conselho, somando esforços às demais quatro conselheiras empossadas.

A solenidade de posse ocorreu durante a sessão especial do Senado Federal que celebrou os 90 anos da primeira regulamentação da Medicina Veterinária e os 55 anos da criação dos conselhos federal e regionais de Medicina Veterinária.

“Recebo essa oportunidade como um presente e agradeço à presidente do regional alagoano, Dra. Annelise Nunes, pela indicação. Minha expectativa é de muito aprendizado e de também compartilhar minhas experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e de atuação na clínica e cirurgia de cães e gatos, para a melhoria das questões voltadas aos profissionais e à sociedade. Honrarei a missão com ética, visando o fortalecimento da profissão”, afirmou Dra. Evelynne.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a nova conselheira federal tem pós-graduação em clínica e cirurgia de caninos e felinos domésticos pelo Instituto Qualitas e mestrados em Ciência Animal, pela Ufal, e em Pesquisas em Saúde pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac-AL).

É autora dos primeiros modelos alternativos que substituem o animal vivo para ensino de etapas operatórias de castração: orquiectomia em caninos domésticos e de ovário-histerectomia em cadelas e gatas. Também é autora dos guias educativos/cartões sanitários sobre cães e gatos, materiais pioneiros de educação sanitária e ambiental sobre caninos e felinos domésticos de Alagoas. Há mais de 10 anos é envolvida com a questão social do animal no ambiente urbano, com foco em castração e educação ambiental.

Dra. Evelynne é também membro das comissões de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) e de Bem-Estar Animal da Ufal.

*Assessoria