Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) reuniu, nesta sexta-feira (19), colaboradores e diretores para a Oficina de Planejamento e Oportunidade de Inovação. Realizado em parceria com o Sebrae, o treinamento foi conduzido pelo consultor Noaldo Dantas e irá contribuir para a construção do planejamento estratégico 2025/2026 da entidade.
O primeiro vice-presidente da Fecomércio e do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal), Valdomiro Feitosa, participou da oficina representando o presidente Adeildo Sotero. Agradecendo a participação de todos e a parceria com o Sebrae, Feitosa falou que o momento é de olhar para frente. “Nós queremos fazer a diferença. Essa parceria com o Sebrae veio trazer uma boa contribuição e essa coleta que foi feita é uma riqueza para o nosso trabalho”, falou ao se referir sobre o levantamento de cenários, pontos fortes e pontos fracos; alguns dos temas coletados para subsidiar a elaboração do plano de ação.
Embora não tenha acompanhado o treinamento por incompatibilidade de agenda, o presidente Sotero reconhece a importância do momento. “Para um melhor trabalho de representação, nossas ações devem estar alinhadas com os interesses dos setores de Comércio, de Serviços e de Turismo. Por isso a importância desta oficina. A partir dos pontos levantados, iremos direcionar e aprimorar nossa atuação e os resultados serão sentidos por nossos representados”, afirmou.
Dinâmica
Explicando que o papel do consultor é ajudar a encontrar perspectivas para, ante aos problemas, encontrar oportunidades, Noaldo Dantas falou sobre a resolução criativa de desafios com o diagnóstico em seis etapas, quais sejam: objetivos, fatos, problemas, soluções, ideias e aceitação. “Buscar a resposta para um problema envolve a mentalidade. A mentalidade rica formula um problema na afirmativa, na interrogativa. De que maneira eu posso conseguir resolver esse problema? Porque quando se formula dessa maneira, a nossa cabeça vai automaticamente pensar em respostas. E a resposta a essa pergunta é o quê? É a solução”, orientou o consultor ao iniciar a dinâmica de trabalho.
Responsável pela área de planejamento da Fecomércio, o superintendente Allan Souza diz que os dados da oficina de hoje serão tabulados e repassados à Federação. Parabenizamos a iniciativa do Sebrae Alagoas pela metodologia em construir o seu Planejamento Estratégico ouvindo e colhendo a visão das entidades representativas no sentido de serem mais assertivos em sua atuação estratégica. Um momento muito enriquecedor para ambas as entidades, uma vez que representamos os setores que mais geram empregos e renda para o nosso Estado”, destacou.
Além dos colaboradores e assessores da Fecomércio e do Instituto Fecomércio AL, participaram o presidente do Sirecom, Manoel Baía, o diretor regional do Sesc AL, Carlos Pessoa, e colaboradores do Sincadeal e do Sirecom.
*Assessoria